Incentivos

Fiesc apresenta planejamento estrat�gico do turismo para SC at� 2022

27/09/2016 10:00:00

Iniciativa busca consolidar o Estado como destino tur�stico inteligente com a valoriza��o de 12 regi�es

Fiesc apresenta planejamento estratgico do turismo para SC at 2022
Estudo, apresentado nesta segunda-feira, foca no potencial de cada regi�o e est� alinhado �s tend�ncias mundiais da �rea (Foto: Filipe Scotti)

A Fiesc apresentou, nesta segunda-feira, 26 de setembro, o planejamento estratégico do turismo de Santa Catarina até 2022.  O estudo foi desenvolvido em parceira com a Fecomércio e o Sebrae, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022).

Com foco no potencial de cada região e alinhada às tendências mundiais na área, a iniciativa busca a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente, diante de um cenário em que os consumidores de turismo estão mais exigentes e conectados.

O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

Em cada região foi realizado um mapeamento que mostra a situação atual do turismo e o potencial em cinco macrossegmentos: Turismo de Orla; Parques Temáticos; Regiões Históricas e Turísticas; Turismo em Áreas Naturais e MICE (sigla em inglês para encontros, incentivos, conferências e feiras).

Os macrossegmentos foram definidos a partir da construção de conceitos dos segmentos da oferta turística para o País realizados pelo Ministério do Turismo ao longo dos últimos dez anos e que, respectivamente, integram diversos segmentos e nichos de mercado.

Para a análise também foi utilizada metodologia do Fórum Econômico Mundial (2015) sobre o índice de competitividade em viagem e turismo que avalia fatores como: ambiente de negócios; segurança e proteção; saúde e higiene; recursos humanos e mercado de trabalho; facilidade de tecnologia da informação e comunicação; governança; sustentabilidade ambiental; infraestrutura geral e turística; recursos naturais e recursos culturais.

O turismo desejado para o Estado está embasado em dois pilares: destino turístico inteligente e benefícios dos destinos turísticos inteligentes. O primeiro pilar se dá pela aplicação de novas tecnologias de informação e pelo desenvolvimento turístico sustentável. O segundo busca promover um ambiente de espaço inovador, experiências turísticas para os consumidores e qualidade de vida para os moradores.

O planejamento ainda recomenda que as empresas profissionalizem sua gestão e adotem práticas sistemáticas de inovação para que se tornem sustentáveis e mais competitivas, ampliando a capacidade crescente de geração de negócios nas doze regiões turísticas.

Conforme  a Organização Mundial do Turismo, o setor movimenta cerca de 9% do PIB mundial. A cada 11 empregos, um deriva do turismo. Nas exportações, 1,5 trilhão de dólares derivam do setor, o que corresponde a 6% das exportações mundiais e 30% dos serviços exportados. Em Santa Catarina, o turismo representa mais de 10% do PIB do Estado.

Em relação à competitividade turística, o Brasil ocupa a 28ª posição no ranking do Fórum Econômico Mundial. O País é o primeiro do ranking em relação aos recursos naturais e o oitavo em recursos culturais e viagens de negócios.

O estudo completo pode ser acessado AQUI