Neg�cios

C�rculo economiza 80% de �gua no processo de tingimento

26/10/2017 17:00:00

Dye Clean reaproveita �gua, produtos qu�micos e sal, preservando a qualidade dos fios

Crculo economiza 80% de gua no processo de tingimento

A Círculo S/A, de Gaspar, tem conseguido economizar até 80% de água em processos de tingimento utilizando a Dye Clean, uma tecnologia nova que permite reutilizar o banho de tingimento em vários lotes, sem prejudicar a qualidade dos fios e reduzindo a emissão de produtos químicos para a Estação de Tratamento de Efluentes.

Atualmente, 30% do que é produzido pela Círculo S/A é através do Dye Clean,.

Já estão sendo efetuados estudos para aumentar a gama de produtos com este tipo de tingimento.

Este processo foi desenvolvido em parceria com um fornecedor, a Golden Tecnologia, e é resultado de anos de pesquisa junto à Universidade da Catalunha.

Com ele, a Círculo S/A passou a reaproveitar mensalmente 32 toneladas de sal, 7,5 toneladas de químicos e 756 mil litros de água.

Anualmente a empresa têxtil deixa de utilizar o equivalente a 30 caminhões-baú de produtos químicos (90 toneladas), 128 caminhões-baú de sal (384 toneladas), e cerca de 4 piscinas olímpicas de água (9.072.000 litros).

Desde a sua implantação, em julho de 2011, foi possível observar uma média de economia de 80% da água, 80% de sal e 50% de produtos químicos na produção dos fios que passam pelo Dye Clean.

“Essa técnica permite que sejam efetuados até 50 tingimentos com o mesmo banho, preservando o mix de cores estabelecidos pela Círculo S/A. No processo convencional, a água utilizada a cada tingimento seria 100% descartada”, explica Carlos Zagolin, diretor industrial da Círculo S/A.

Para implementar o Dye Clean, a empresa passou por uma longa jornada de estudo e adaptação da tecnologia, uma vez que até o momento, este processo nunca havia sido utilizado na indústria de fios.

Além de pioneira, a Círculo S/A é a única empresa da categoria que utiliza esta tecnologia no país.