Sustentabilidade

Projeto in�dito promove sustentabilidade e inova��o ao setor t�xtil

09/01/2017 10:00:00

Iniciativa do Senai de Blumenau est� sendo realizada em parceira com as empresas Altenburg, Dudalina e Eurofios

Projeto indito promove sustentabilidade e inovao ao setor txtil
Projeto contar� com workshops de cria��o colaborativa para o desenvolvimento de briefings de produtos inovadores e com reduzido impacto ambiental (Foto: Divulga��o)

Os Institutos Senai de Tecnologia Ambiental e Têxtil, Vestuário e Design de Blumenau, promove em parceria com as empresas Altenburg, Dudalina e Eurofios, o Projeto "Melhoria de Produto Aplicando Ecodesign".

O programa, inédito na região, tem como objetivo levar inovação ao setor têxtil do município e região e produzir peças com reduzido impacto ambiental. 

De acordo com o coordenador técnico, consultor do Instituto Senai de Tecnologia Ambiental de Blumenau e coordenador do projeto, Ronald Schwanke, o setor têxtil e de confecção tem sido tema de debates quando o assunto é a sustentabilidade, e várias são as iniciativas das indústrias nesta direção.

“O projeto vai ao encontro dessa evolução, com o propósito de desenvolver um produto sustentável que contribua para o meio ambiente e para a sociedade, mas que seja um produto de sucesso no mercado”, destaca.

Projeto

Apoiado pelo Departamento Nacional do Senai, o projeto tem como objetivo desenvolver produtos com foco na sustentabilidade e inovação e disseminar as metodologias de Avaliação de Ciclo de Vida e de Ecodesign no setor Têxtil e Confecção.

“A partir de ferramentas, como avaliação de ciclo de vida e de princípios de Design Thinking e Ecodesign, os produtos são desenvolvidos com estratégias de redução de impacto ambiental, tanto na sua concepção quanto no seu processo produtivo, com benefícios ambientais percebidos pelo consumidor”, explica Schwanke.

Durante o projeto, serão realizados workshops de criação colaborativa para o desenvolvimento de briefings de produtos inovadores e de reduzido impacto ambiental.

“A equipe do Senai vai dar todo o suporte e apoio para que as empresas participantes criem e desenvolvam produtos baseados no Ecodesign. Depois disso, elas vão decidir se esses produtos chegarão ao mercado”, ressalta o coordenador técnico.