T�xtil

Karsten e Altenburg lan�am produtos desenvolvidos no SCMC

16/12/2016 18:40:00

Empresas adaptaram ideias desenvolvidas pelos estudantes atrav�s da intera��o proposta pela plataforma

Karsten e Altenburg lanam produtos desenvolvidos no SCMC
Toalha de mesa para o Natal da Karsten, com uma fita de LED que pode ser lava na m�quina convencional chegou ao mercado em novembro (Foto: Divulga��o)

Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) tem como objetivo promover aos estudantes de moda e design a vivência dos desafios reais das indústrias e companhias do setor.

Embora o foco não seja a criação ou alteração de produtos, algumas empresas acabaram aproveitando as ideias desenvolvidas no processo, como a Altenburg e a Karsten.

A Karsten trouxe ao mercado este ano uma ideia que foi executada no Design Camp de 2015: uma toalha de mesa especial para o Natal, com uma fita de LED que pode ser lavada na máquina convencional.

Ela funciona à pilha e, de acordo com Julio Cesar dos Santos, do desenvolvimento de produto, é uma soma de ideias entre os estudantes e os profissionais da empresa.

"A linha mesa é uma das mais fortes da Karsten e o Natal é bastante representativo. Nós desenvolvemos a tecnologia com empresas parceiras e levamos para os alunos o desafio de construir conjuntamente essa ideia conosco", destaca.

O produto chegou ao mercado em novembro.

A Altenburg apresenta na convenção de vendas um novo modelo de saia box, com a aplicação de zíper para facilitar a retirada para lavagem.

A ideia surgiu na segunda edição do Design Camp, realizado em novembro deste ano. Rafael Locks, gerente de produto e marketing, comenta que a simplicidade e a originalidade da ideia surpreenderam a empresa.

"Quando vimos a apresentação do primeiro protótipo percebemos o potencial de mercado do produto. As equipes de estilo e engenharia da empresa realizaram os ajustes para viabilizar o projeto em escala industrial", afirma.

O item chega às lojas em 2017 e a expectativa é que represente 5% das vendas desta categoria já no primeiro ano.