Gran Mestri implementa ferramenta para aprimorar setor comercial

01/10/2018 11:00:00

Implementa��o foi feita pela H2J, empresa catarinense que integra a Toccato

Gran Mestri implementa ferramenta para aprimorar setor comercial

A Gran Mestri, uma das maiores indústrias de queijos duros da América Latina, aderiu a Qlik Sense, ferramenta para aprimorar o setor comercial.

A responsável pela implementação do BI foi a H2J, empresa catarinense com expertise em indústria, que integra a rede de parceiros Toccato.

A Gran Mestri conheceu a plataforma de BI através do Jefferson Oestreich, CEO da H2J:

“A demanda inicial pela implementação da ferramenta era otimizar o trabalho na área comercial, gerando mais vantagem competitiva. Com a plataforma, a empresa consegue enxergar qual é o tipo de produto que dá melhores resultados, qual produto necessita de uma atuação diferente e onde eles estão deixando de aproveitar oportunidades, com análises de informação feitas através do mapa”.

O projeto ainda não foi finalizado, mas após verem os resultados que eram possíveis de se obter com a plataforma, a Gran Mestri optou por implementá-la em outros setores, como produção/fábrica (para controle de qualidade do leite), contabilidade, controladoria e financeiro. 

Daniel Neis, gerente financeiro da Gran Mestri, elenca os principais pontos positivos da plataforma Qlik: agilidade, confiabilidade e rentabilidade:

“A velocidade é uma das principais características, porque toda informação está ao seu alcance, conseguimos visualizar o que for preciso com alguns cliques. Tem também a questão da confiabilidade da ferramenta, ela é estável, é rápida no sentido de desempenho, tem um rendimento bom, facilidade de uso, é intuitiva, sem dúvidas uma ferramenta muito bem desenvolvida”.

Neis explica que os gestores utilizam a ferramenta como apoio nas tomadas de decisão:

“Todos os gestores principais têm acessos à ferramenta em suas áreas e conseguem fazer o gerenciamento das suas informações. Hoje, a gestão das principais áreas, comercial e a própria fábrica, contam com os indicadores de desempenho, de ordens, de produção e de estoque. A informação de tudo isso é gerada através do Qlik”.

Para Leonardo Farah, CEO da Toccato, o uso de uma ferramenta de BI nas indústrias, como a Gran Mestri, é fundamental para melhorar a visibilidade de onde é possível ganhar produtividade:

“A plataforma Qlik apoia os gestores a aumentarem sua visão com o uso dos dados. O casamento do uso na área comercial com a área de produção, certamente promoverá uma vantagem competitiva maior, pois são setores completamente relacionados em uma indústria”.