Jogo de tabuleiro simula trajet�ria de uma startup

14/09/2018 13:00:00

Startup Mundi, de Florian�polis, ensina passos de uma empresa

Jogo de tabuleiro simula trajetria de uma startup

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

A Startup Mundi, de Florianópolis, simula de forma prática o processo de validação e consolidação de uma startup, através de um jogo de tabuleiro.

Há pouco mais de um ano no mercado, o objetivo é facilitar processos de abertura e criação tanto de startups como de programas de intra-empreendedorismo corporativo, destaca o co-fundador da empresa, Antonio Duran:

“O jogo, a simulação e a trilha auxiliam nessa jornada, pois oferece ao participante a possibilidade de vivenciar a intensidade de criação de uma startup até seu processo decisivo de escala. No jogo pode-se errar, acertar, experimentar, testar. Tratamos também de colocar necessidades da jornada dentro do momento em que realmente são importantes, o que ajuda quem está envolvido no ecossistema fazer escolhas mais acertadas”.

 

CRESCIMENTO E ATUAÇÃO

No ano passado, Antonio conta que o foco foi na validação do produto.

Neste ano, é para a venda do software, com uma expectativa de faturamento entre R$ 100 e R$ 150 mil reais.

Atualmente a empresa atua em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre.

A ideia é atender mais seis estados até o fim do ano e em 2019 é expandir os negócios para o exterior.

“Já realizamos treinamentos, licenças e capacitações, algo em torno de 30 eventos. Contando com os promovidos por facilitadores licenciados, este número deve chegar a 50”, conta o empresário.

 

COMO O JOGO FUNCIONA

  • O jogo dura em média quatro horas e conta com quatro equipes, entre 8 e 16 jogadores.

  • Cada grupo pode escolher um perfil baseado em uma startup ou optar por sessões customizadas, quando jogam com seus próprios projetos.

  • Os participantes percorrem a trilha do tabuleiro no papel de empreendedor para descobrir quais as principais etapas, conceitos e desafios para o sucesso de uma startup.

  • O jogo começa com o processo de validação de uma ideia.

  • Em seguida, esta ideia ao mercado e preparar-se para a escalabilidade.

  • Em cada etapa as equipes terão que responder uma pergunta que traz um conceito-chave do ecossistema de inovação e das startups.

  •  Ao todo são três fases, que se dividem em 12 etapas, como MVP, Go To Market, Beta, Máquina de Vendas, Escala de Produto, entre outras.

  • Em cada etapa, as equipes devem consolidar seus ganhos, tempo gasto e como utilizou o investimento recebido nas rodadas.

  • Ganha o jogo o grupo que tiver o melhor desempenho, faturamento, construir o melhor time com serviços compatíveis e fizer o melhor pitch.

Diversas instituições e empresas já participaram do jogo, entre elas: Embraer, Accenture, Acate e Sebrae.

Este ano, a empresa conquistou a 28ª posição no ranking das soluções mais atrativas para o mercado corporativo do 100 Open Startups.