Prefeitura de Gravata� reduz inadimpl�ncia com ajuda de tecnologia da IPM Sistemas

30/08/2018 12:00:00

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Prefeitura de Gravata reduz inadimplncia com ajuda de tecnologia da IPM Sistemas

O município de Gravataí, ao norte de Porto Alegre, reduziu o índice de inadimplência com a ajuda de uma solução tecnológica que agiliza a recuperação de créditos tributários devidos pelos contribuintes.

Davi Keller Severgnini, secretário da Fazenda, destaca que nos últimos três anos, a queda foi de 30% para 24%:

"Estamos falando de um percentual sobre um universo tributário ainda maior do que aquele que tínhamos em 2015. A maior redução de inadimplência foi no Imposto sobre Serviços (ISS) - de 27,4% para 15,5%. No caso do IPTU, a queda foi de 36% para 30,4%".

A prefeitura utiliza o sistema Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, de Florianópolis.

A ferramenta tem uma série de aplicações, incluindo serviços de autoatendimento para o cidadão, como a emissão e o pagamento online do IPTU, e a digitalização de rotinas administrativas, entre elas a abertura de licitações.

O módulo que ajudou Gravataí a reduzir a inadimplência é o de gestão fiscal.

Aldo Luiz Mees, diretor-presidente da IPM Sistemas, destaca que o sistema permite fazer aferição, cruzamento de dados e lançamentos tributários baseados em cadastro geral de contribuintes revisado e de dívida ativa atualizada e auditada em tempo real:

“É essa gestão das informações que nos permitiu inscrever os débitos em cartórios de protestos e no Serviço de Proteção ao Crédito”, explica Severgnini. Segundo ele, o cerceamento ao crédito funciona de forma coercitiva, dando resolutividade à ação do fisco municipal em cobrar os valores indicados pela plataforma Atende.Net. “Esse é o papel da tecnologia, agilizar os processos como a cobrança de débitos fiscais, a partir da gestão eficiente dos dados”.

 

SOBRE A IPM SISTEMAS

Atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços.

Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM.

A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento aos milhões de usuários espalhados pelo país.