Mudan�as na legisla��o podem impactar sua empresa em 2018

15/03/2018 17:00:00

WK Sistemas reuniu duas principais quest�es da legisla��o

Mudanas na legislao podem impactar sua empresa em 2018

Conteúdo oferecido por WK SISTEMAS

 

Além das alterações já aprovadas no ano passado, há outras que podem voltar às discussões e, ainda, outras que devem entrar na pauta.

Por isso, a WK Sistemas, reuniu as principais informações referentes as mudanças na legislação que podem impactar a sua empresa.

Simples Nacional

Criado com o objetivo de facilitar a vida dos empreendedores, especialmente de micro e pequenas empresas, o Simples Nacional é adotado em diversos negócios.

A unificação de diferentes impostos em um único documento é uma mão na roda e otimiza o processo tributário da empresa, tornando mais fácil controlar o pagamento dos tributos.

Mas, neste ano, o programa passou por algumas modificações importantes.

Agora, o ICMS e o ISS são cobrados separadamente do DAS.

Além disso, a cobrança traz todas as obrigações de uma empresa que não está inserida no Simples quando o faturamento ultrapassar o teto de R$ 3,6 milhões nos últimos 12 meses.

Dessa maneira, apenas os impostos federais serão unificados.

As alíquotas, a partir deste ano, deixam de ser assim tão simples.

O cálculo da alíquota levará em consideração o faturamento bruto acumulado dos últimos 12 meses e com a dedução de um desconto fixo.

A partir de 2018, o teto de faturamento passa a ser de até R$ 81 mil ao ano.

Além disso, contadores, personal trainers e arquivistas de documentos não se encaixam mais neste modelo.

Em contrapartida, incluiu-se a opção do empreendedor rural e diversas outras atividades passam a ser enquadradas.

 

eSocial

Em 2018, as coisas mudaram para as empresas no que diz respeito ao envio de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Estamos falando do eSocial, que passa a ser implementado e a se tornar obrigatório, unificando todas as informações que antes eram enviadas separadamente.

Além de padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dessas informações, com o eSocial acabam aquelas pilhas de papéis que eram gerados um a um e enviados para o órgão ou setor responsável.

Agora, isso deve ser feito de maneira eletrônica pelo Portal do eSocial.