Especialistas destacam import�ncia das empresas de TICs

15/02/2018 21:00:00

Governo precisa tratar o setor como estrat�gico para o desenvolvimento

Especialistas destacam importncia das empresas de TICs

Conteúdo oferecido pelo SEPROSC, sindicato que representa as empresas de TI em Santa Catarina

 

Os especialistas econômicos especialistas Ricardo Amorim, Arthur Igreja e Allan Costa concederam entrevista ao boletim informativo da Telebrasil, associação que congrega as empresas brasileiras de telecomunicações.

Eles criaram a AAA (Triple A), uma multiplataforma cujo intuito é oferecer a seus clientes o que acontece de importante no mundo da tecnologia, da inovação e das startups.

Ricardo Amorim integra a equipe de especialistas da GloboNews e o programa Manhattan Connection.

Na entrevista eles destacaram os seguintes pontos que apontam para o crescimento da importância do setor de TICs:

  1. As TICs precisam ser tratadas como um setor estratégico, com a formulação de políticas públicas que o ajudem. E, hoje, isso não acontece. O governo concede tratamentos diferenciados, por exemplo, na parte tributária para setores que não têm o impacto indireto que TICs têm na produtividade. Essa visão precisa ser purgada no governo. As TICs devem ser tratadas de acordo com seu impacto na economia nacional.

  2. O consenso entre mais de 100 economistas é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer pouco mais de 2% este ano. Especificamente com relação às TICs, o setor vai crescer muito mais do que a média da economia brasileira, como, aliás, acontece nos últimos anos.

  3. As TICs têm sido um dos motores – diretos e indiretos – da economia nacional ao aumentar a produtividade de outros setores. Continuará sendo assim nos próximos anos.

  4. As TICs, mais que crescer por si só, são cruciais para outros setores crescerem.

  5. O ano de 2018 será o início de um dos períodos de maior prosperidade na economia brasileira.

  6. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) devem crescer em ritmo mais acelerado por duas razões: primeiro porque investimento em tecnologia tornou-se vital para aumento de competitividade e até sobrevivência nos mais diversos mercados. Vale também lembrar sua presença transversal e cada vez mais profunda nos negócios. A segunda razão é o crescente otimismo dos empresários. Espera-se que um crescimento mais robusto seja observado em 2019.

  7. O Brasil ainda tem um gap de entendimento da importância da tecnologia na geração de riqueza. Estamos na era da transformação digital, em que as cinco maiores empresas do mundo são de TIC, e o Brasil continua a contentar-se em ser um grande exportador de commodities.