A intelig�ncia artificial e suas vantagens para a ind�stria

15/02/2018 19:00:00

WK Sistemas oferece solu��o ERP Radar Industrial para gest�o de opera��es de neg�cios

A inteligncia artificial e suas vantagens para a indstria

Conteúdo oferecido por WK SISTEMAS

 

Menos erros, redução de custos e ganhos em lucratividade. Esses são apenas alguns dos aspectos positivos da inteligência artificial, o carro-chefe da chamada quarta revolução industrial.

A tecnologia é aliada nos processos produtivos e gerenciais em empresas de diversos portes e segmentos.

Embora a robotização das fábricas não seja novidade, já que essa tecnologia é empregada nos negócios desde o século passado, a inteligência artificial traz novos contornos em relação à presença dessas ferramentas na indústria.

Agora, elas são capazes de prever erros, tomar decisões e solucionar problemas em velocidade nunca antes vista.

Segundo um estudo realizado pela consultoria BCC Research, o mercado de máquinas inteligentes, que abrange robôs autônomos, softwares, sistemas especialistas e outras ferramentas, deve chegar a US$ 15,2 bilhões em 2019, US$ 9,9 bilhões a mais que em 2013.

Isso demonstra um crescimento médio anual de cerca de 20%.

Essa perspectiva também tem obtido destaque no Brasil.

Um exemplo é o Projeto Indústria 2027, da Confederação Nacional da Indústria, que busca traçar tendências e entender os impactos das novas tecnologias na indústria brasileira.

Mas, afinal, de que forma as ferramentas construídas a partir da inteligência artificial podem representar benefícios concretos à indústria?

 

Previsão e redução de erros

Imagine um software que controla toda a produção de um produto.

Em determinado momento, ele detecta uma alteração mínima na velocidade das máquinas ou uma pequena falha de fabricação em alguma das mercadorias e notifica o gestor da produção imediatamente.

Sem esse sistema, falhas na qualidade de um lote ou pequenas perdas de produção são notadas apenas horas ou dias após o acontecimento, gerando retrabalho e mais custos ao negócio.

Com as soluções de manutenção preditiva geradas pela inteligência artificial, os gestores podem ser notificados sobre o problema imediatamente.

Além disso, há ferramentas “treinadas” para analisar os riscos, prever e solucionar problemas que gerariam perda de lucratividade e máquinas inteligentes preparadas para detectar produtos fora do padrão a partir da inspeção visual, agindo com rapidez e qualidade.

 

Qualificação da mão de obra

Enquanto algumas pessoas estão seguras sobre as vantagens da inteligência artificial, outras ainda olham com desconfiança para essas novas tecnologias.

Um dos principais motivos é a ideia de que robôs, softwares e sistemas possam tomar o lugar das pessoas nos processos produtivos e gerenciais, reduzindo postos de trabalho e gerando uma onda de desemprego em todo o mundo.

Aparentemente, não há consenso entre as estimativas feitas por centros de estudo sobre a criação ou redução de empregos em relação à inteligência artificial.

A CB Insights, empresa de pesquisa e análise de dados, publicou, em 2017, um estudo que prevê a extinção de dez milhões de empregos nos próximos cinco a dez anos, a maioria relacionada às áreas de serviços e logística.

Enquanto isso, uma outra pesquisa, realizada pela consultoria americana Gartner e publicada em 2017, aponta que o ano de 2020 marcará o crescimento de empregos relacionados à inteligência artificial, com cerca de 2 milhões de novos empregados em cinco anos, dispensando trabalhadores de atividades repetitivas para apostarem em outras tarefas.

 

Inteligência artificial como aliada da gestão industrial

Você já viu que a inteligência artificial é sinônimo de eficiência na indústria, não é mesmo?

Nos processos produtivos, as máquinas inteligentes minimizam custos e reduzem problemas, além de gerarem eficiência e ganhos em produtividade.

Mas que tal utilizar softwares inteligentes em todas as etapas da gestão industrial?

É isso que a WK Sistemas propõe com a solução ERP Industrial, uma ferramenta de gestão desenvolvida para empresas de qualquer porte e segmento, que promove o gerenciamento e a integração de todas as operações de um negócio: da produção à controladoria.

Quer dizer, além da inteligência aplicada às máquinas e robôs do chão de fábrica, para ter sucesso em sua gestão e contar com informações precisas que apontem em tempo real gaps e oportunidades por meio de indicadores de negócio, a indústria precisa de um sistema amplo integrado de ponta a ponta, de forma que consolide informações de todas as áreas da empresa: da controladoria e das finanças, do RH e da produção, dos custos e da qualidade.

 

Acesse o site e conheça as funcionalidades da solução ERP Radar Empresarial