Neg�cios

Programa Scale-Up, da Endeavor, gera 260 empregos

17/11/2017 11:00:00

Entre as 200 empresas classificadas, 25 eram catarinenses

Programa Scale-Up, da Endeavor, gera 260 empregos

Encerrou nesta semana a edição de 2017 do programa Scale-Up em Santa Catarina, da Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo.

Foram 25 empresas participantes, mais de 260 empregos criados e um aumento de, em média, 126% na receita dos negócios.

A iniciativa oferece mentorias e acompanhamento para empresas com grande potencial de crescimento. O programa tem duração de sete meses e a próxima turma será selecionada em 2018.

Scale-up é como são chamadas as empresas com alto impacto e grande potencial de crescimento.

Elas possuem um modelo de negócio capaz de gerar alta escalabilidade em curto prazo e crescem 20% ao ano, em número de funcionários ou receita.

No Brasil, apenas 32 mil organizações são classificadas como Scale-ups, um número que representa menos de 1% do total de empresas no país.

Apesar disso, elas são responsáveis por quase 50% dos novos empregos gerados.

O programa da Endeavor oferece apoio às empresas selecionadas por meio da troca de experiências em mentorias individuais e coletivas com os principais líderes do empreendedorismo brasileiro.

A ideia é aprender com quem tem experiência para não cometer os mesmos erros. Nesta edição, mais de 5 mil empresas foram analisadas e 200 foram classificadas, entre elas 25 catarinenses. 

No total, o programa já ajudou a gerar mais de 10 mil empregos, em organizações que faturam R$ 1,5 bilhões por ano.

Marcela Graziano, CEO da Smarket, foi uma das participantes catarinenses desta edição do programa. A startup atua com o desenvolvimento de um software de gestão de promoções estratégicas.

“Só quem empreende sabe a montanha-russa que é. Em um momento achamos que vamos dominar o mundo e no minuto seguinte já achamos que tudo vai dar errado. Durante o Scale-Up pudemos ouvir e aprender com os melhores. Todo o programa é desenhado de uma forma a unir motivação, com técnica e troca de experiências. A cada mentoria, nossas energias saíam renovadas e  aumentava a confiança de que somos apoiados por algo muito maior”, conta.

 

SOBRE A ENDEAVOR

A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. Para isto, seleciona e apoia empreendedores inovadores, que transformam os setores em que atuam, compartilha suas histórias e aprendizados e promove estudos para direcionar o ecossistema empreendedor brasileiro.