Neg�cios

Software ajuda lojistas a otimizar vendas na Black Friday

08/11/2017 11:00:00

Smarket permite controle de estoque, hist�rico de vendas e performance de produtos

Software ajuda lojistas a otimizar vendas na Black Friday

Desde 2010, a Black Friday é uma das principais datas para o varejo brasileiro, sempre realizada na última sexta-feira de novembro.

Baseada em promoções, a data estimula que os comerciantes baixem os preços de seus produtos.

Neste ano, a perspectiva é que o comércio lucre mais de R$ 2 bilhões na ocasião, de acordo com dados da EBit.

O crescimento de 15%, em comparação a 2016, está relacionado à implementação de tecnologias nas lojas, além do aumento do poder de compra da população.

Para isso, donos de supermercados, home centers e farmácias podem contar com o apoio de uma solução tecnológica que auxilia na criação de ofertas estratégicas e estudos de impacto de promoções.

O software desenvolvido pela empresa catarinense Smarket permite o cruzamento de dados de estoque, histórico de vendas e performance de produtos para identificar quais as melhores mercadorias para entrarem em promoção.

Marcela Graziano, CEO da Smarket, explica que a solução ajuda a maximizar o lucro dos lojistas em datas como a Black Friday.

“Quando pensamos em uma promoção não basta apenas baixar o preço de determinada mercadoria. É preciso prestar atenção para não diminuir o valor de produtos que venderiam a mesma quantidade em oferta ou não. Analisar o estoque e pensar estrategicamente, mostrando para o lojista onde estão as oportunidades de maior lucro”, explica.

 

SOBRE A SMARKET

Surgiu em 2013 com objetivo de gerenciar e organizar promoções em supermercados. Depois de dois anos de estudo e aperfeiçoamento do software, a empresa foi lançada no mercado, oferecendo uma ferramenta pioneira. A solução da Smarket conecta dados de estoque, validade, preços e estatísticas de venda, resultando na identificação dos produtos mais estratégicos para entrarem em promoção, o que maximiza o lucro dos estabelecimentos e melhora o fluxo de informação dos funcionários. Entre suas funcionalidades está a criação automática de materiais informativos para a divulgação das promoções. Atualmente a Smarket está presente em 13 estabelecimentos de seis estados brasileiros.