Neg�cios

Seis motivos para ter um sistema de controle de horas extras

23/10/2017 10:45:00

Solu��o automatizada evita riscos de problemas judiciais

Seis motivos para ter um sistema de controle de horas extras

Conteúdo oferecido por Benner

As reformas trabalhistas que vêm sendo anunciadas vão causar muitas alterações na relação empregado x empregador. A forma de contagem de horas extras é uma delas.

A nova lei diz que a jornada é limitada a 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais, podendo haver até 2 horas extras por dia.

Outra modificação trata da jornada parcial: atualmente, a lei prevê jornada máxima de 25 horas por semana sem hora extra nessa modalidade.

Neste caso, a reforma cria duas opções: contrato de até 30 horas semanais, sem horas extras, ou de até 26 horas semanais, com até 6 horas extras. Oficializa ainda a jornada 12 x 36, em que o funcionário trabalha 12 horas e folga nas 36 horas seguintes.

Se fazer o controle de horas extras por meio de uma planilha eletrônica já era complicado, imagina com mudanças na legislação que exigirão atenção redobrada da equipe?

Mas fazer a gestão de ponto e banco de horas pode ficar muito mais fácil!

Com uma solução automatizada que monitora o horário de entrada e saída dos funcionários, controla horas extras e adicionais, com abonos e ajustes conforme regulamentação trabalhista.

Ela possibilita ainda a baixa automática nas horas excedentes por meio do banco de horas - com um prazo estipulado para o funcionário gozar do benefício -  ou pagamento por meio da integração com a folha.

Quando o RH (Recursos Humanos) não registra a jornada de trabalho de forma eficaz, corre o risco de ter problemas judiciais, uma vez que a contagem equivocada de horas adicionais responde por grande parte dos processos trabalhistas no Brasil.

Até 2020, estima-se que a Justiça do Trabalho atinja a marca de 100 milhões de processos.

É um grande risco que pode ser minimizado com a ferramenta certa para a empresa. Além do mais, ter o domínio de todo o cenário  permite a tomada de decisões estratégicas, como a gargalos na produção, e a necessidade de contratação de mais colaboradores ou racionalização dos processos.

1) Proteção contra processos trabalhistas

Se a empresa não faz o registro da hora extra, a justiça entende como verdadeiro o que foi descrito pelo funcionário nas causas trabalhistas. Mas se a empresa tem ponto eletrônico existe o registro de entrada e saída do funcionário como proteção jurídica. Esse é outro ponto que ratifica a importância da gestão de ponto e banco de horas e sistema de controle de horas extras

2) Organização de informações

Com um sistema de RH, fica mais fácil para a equipe visualizar como o funcionário utilizou as horas extras: se descontou do seu banco de horas ou recebeu por elas. Para o trabalhador ter acesso a estes dados também torna-se mais fácil e ágil.

3) Integração com o sistema financeiro 

Faltas, atrasos, horas extras, adicional noturno, excesso de intervalo de refeição, saídas antecipadas e tantos outros fatos passam a ser integrados à folha de pagamento, reduzindo tempo e custo, já que não é mais necessário digitar evento por evento para gerar a folha de pagamento de cada colaborador.por meio da integração. Assim, o Financeiro consegue se organizar para fazer a previsão de pagamento das horas excedentes.

4) Detectar deficiências em outros departamentos

Se houver excesso de horas extras, o RH consegue identificar se a demanda se justifica pela entrada de novos pedidos do setor de Vendas ou falta de organização da produção ou ainda visualiza a necessidade de contratar mais mão de obra.

#5 Racionalização da equipe

Dispensar um funcionário para somente calcular e lançar as horas é puro desperdício. Com um sistema de RH, a atividade é automática, permitindo que a equipe passe a realizar mais funções estratégicas.

6) Facilidade nas contas rescisórias

Facilita os cálculos trabalhistas, já que as horas extras refletem em todas as verbas relativas ao fim do contrato (aviso prévio, 13º salário proporcional e férias proporcionais, acrescidas de ⅓). Durante o contrato de trabalho, vão refletir também no repouso semanal remunerado e no FGTS.

7) Controle de excesso de trabalho

Os líderes não percebem,  mas muitos funcionários podem estar cumprindo longas jornadas. Trabalho em excesso reduz a produtividade e prejudica a qualidade do trabalho. Além de aumentar as chances de acidentes de trabalho. Com o software de RH, a equipe consegue analisar se há este excesso e tomar as devidas decisões.

Leia AQUI e veja mais informações.