Tecnologia aumenta efetividade em processos de transi��o de carreira

21/09/2017 10:00:00

LHH, de Joinville, usa rob� para encontrar oportunidades de coloca��o a partir de filtros

Tecnologia aumenta efetividade em processos de transio de carreira

Conforme dados de 2016 do The Adler Group, apenas 15% encontram um novo trabalho por meio da Inteligência Artificial.

Consultoria internacional que iniciou em agosto sua operação catarinense, com base em Joinville, a Lee Hecht Harrison (LHH) adota a tecnologia de busca e combinação semântica habilitada por Inteligência Artificial, em conjunto com sua equipe de promotores de talentos e recrutadores, para descobrir novas oportunidades de emprego e promover talentos em transição junto a empresas que realmente precisem de candidatos com esse perfil.

Com ampla presença internacional, operando 450 escritórios em 65 países, a LHH utiliza um robô desenvolvido a partir de software de comunicação automatizada, ou chatbot, que ganhou o nome de “Ella”, para oferecer uma experiência inovadora aos candidatos.

“Ella” se apresenta ao internauta, pergunta as preferências do usuário e imediatamente começa a relacionar posições de trabalho dentro dos filtros configurados. Segundo a consultoria, esse ambiente oferece um novo tipo de prática para a transição de carreira e, com base nas tecnologias empregadas, pode identificar quem mais está contratando e que tipo de perfil procura.

“As possiblidades serão ampliadas com a nova tecnologia que faz o encontro entre os perfis que temos na Lee Hecht Harrison com os procurados no mercado”, enfatiza Carla Mello, consultora responsável pela expansão da LHH na Região Sul.

“É um novo mundo de oportunidades. A tecnologia permite identificar as oportunidades existentes e potenciais. Nossa área de inteligência de mercado prospecta posições de forma ativa, e sempre passando pelo crivo do consultor, que conhece bem o perfil dos profissionais. A tecnologia gera muita agilidade para que haja o que chamamos de active placement”, sublinha Carla.

“O fato de já termos assessorado mais de 50 mil candidatos, entre executivos e não executivos, nos mais de 30 anos no Brasil, nos ajuda a estabelecermos este contato de forma eficiente e eficaz”, completa Carlos Rosa, que dirige a unidade da LHH em Santa Catarina.