Com software pioneiro startup prev� crescer 10 vezes em 2017

23/08/2017 11:00:00

A CoBlue trabalha com uma solu��o que auxilia no crescimento e alinhamento de empresas

Com software pioneiro startup prev crescer 10 vezes em 2017

Com uma solução pioneira no Brasil, a CoBlue é especialista em gestão ágil de performance.

Startup catarinense foi a primeira no país a desenvolver um software de OKR (Objectives and Key Results).

A solução tem como objetivo potencializar o crescimento de instituições e aprimorar suas culturas organizacionais com foco em alto desempenho.

No total, a CoBlue já impactou mais de 30 mil pessoas.

A projeção é que até o fim do ano 210 empresas adotem a solução e o software gere um aumento  de  10 vezes no seu número de usuários, contratos e faturamento. Em 2016, a receita da empresa foi de mais de R$ 1 milhão.

 

CONSTRUÇÃO DE METAS

Por meio do software, a startup auxilia seus clientes a determinarem metas possíveis para serem alcançadas em um dado período, tornando seus processos mais dinâmicos e o negócio escalável.

São três momentos da implementação da metodologia que ficou famosa pela adoção em grandes empresas de tecnologia, como Google e Twitter: consultoria de implementação da solução, software e suporte. Nesta última, as empresas podem contratar consultorias e coaching de performance para melhorar os resultados .

Para George Eich, sócio da CoBlue, além dos resultado de crescimento direto, o OKR ainda auxilia no alinhamento da cultura organizacional: “Os objetivos são determinados por toda a equipe e para toda ela, ou seja, tanto o gestor como o desenvolvedor da ponta terão OKRs para apresentarem no fim de cada ciclo e durante o processo todas as pessoas cadastradas no software terão como ver o progresso dos objetivos, uma vez que a transparência é um dos pilares da metodologia”.

Com pouco menos de dois anos de atuação, a startup já conquistou clientes como Pague Veloz, Braspag e Leão.

Apesar de ser comumente utilizada em empresas nascentes em tecnologia, a metodologia pode ser aplicada na indústria e em outros setores de serviços, além de organizações de grande porte.


​MERCADO DIVERSIFICADO

George, um dos sócios da CoBlue, passou por nove empresas desde 2010, entre elas uma fábrica de sorvete e uma revista e produtora digital de moda, antes de ingressar no mercado de gestão ágil.

Estudando tendências e trabalhando na produção de relatórios de inovação, percebeu a oportunidade de empreender neste setor.

Para isso, aprendeu programação no YouTube e fundou a CoBlue em 2014 - na época dedicada a soluções de inteligência competitiva. Após pivotar cinco vezes, em 2015 se especializou em OKR e em 2016 se juntou com o atual sócio Antonio Zubieta, passando atender empresas de grande porte como Gol, Centauro, Smile​ e ​Grupo Pão de Açúc​ar.

No ano da fundação foi fechado contrato com a Porto Seguro Conecta e o Portal Comunique-se.

Com o auxílio do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae SC, a startup validou seu modelo e hoje conta com um escritório em Balneário Camboriú e outro em São Paulo.

No total, são cerca de 16 profissionais trabalhando para o desenvolvimento do software, com previsão de fechar o ano com mais 10 pessoas .