Novas tecnologias para o mercado de provedores contribuem para o aumento da receita e melhoram a experi�ncia dos usu�rios

11/08/2017 17:00:00

Al�m das solu��es, a empresa apresentou seu novo posicionamento focado em inova��o

Novas tecnologias para o mercado de provedores contribuem para o aumento da receita e melhoram a experincia dos usurios

Em um universo de mais de 200 milhões de brasileiros, 45% da população ainda não têm acesso à internet, o que demonstra o potencial de crescimento das empresas que atuam levando conexão até casas, comércios, escritórios, etc.

Para auxiliar os provedores regionais a universalizar o acesso à internet no país, a Cianet, empresa que desenvolve soluções para este mercado, reformulou seu propósito e desenvolveu um novo posicionamento focado em fomentar a inovação e ajudar os ISPs a entregarem um serviço de qualidade ainda melhor. Uma das premissas é apoiar os provedores a melhorarem a experiência dos usuários do serviço de internet e rentabilizar ao máximo suas redes já existentes por meio de novas soluções.

As novidades foram apresentadas no último dia 09, durante o ISP Next Summit, evento promovido pela Cianet em Florianópolis com o objetivo de debater, junto a gestores de provedores e especialistas em telecomunicação, como a dependência cada vez maior da internet e o comportamento digital do usuário desafia o mercado a pensar em soluções inovadoras.

Protagonizando essa mudança, a empresa irá investir em um Laboratório de Inovação focado em ajudar no desenvolvimento de novas soluções para o setor em parceria com os próprios clientes, chamado ISP Next Lab. Com o foco nas demandas dos provedores, o novo posicionamento traz consigo três soluções inéditas: o DataMap ISP, software voltado em estratégia na expansão dos negócios, o Projeto Inspector, focado em melhorar a experiência de uso da internet do assinante e a Minha Rede Sustentável, uma campanha que permite dar o destino correto para equipamentos antigos, ajudando o meio ambiente e gerando recursos para a compra de novos equipamentos com a empresa.

Silvia Folster, CEO da Cianet, explica que o resultado esperado dessas ações é ajudar a criar um ecossistema inovador para o mercado de telecom. “Estabelecemos quatro pilares em nosso Programa de Inovação: visão de futuro,  experimentação, pensamento analítico e mentalidade beta. Com isso queremos proporcionar as condições necessárias para o crescimento do mercado de provedores regionais, que é complexo e altamente competitivo”.

A iniciativa une especialistas, assinantes, pesquisadores, startups e operadores para olhar para o futuro. Sendo assim, por meio do novo posicionamento e programa de inovação, a empresa se compromete em contribuir e estimular a inovação aberta, incubadoras, aceleradoras, entre outras instituições de apoio ao empreendedorismo.

 

FOCANDO NAS PEQUENAS CIDADES PARA SER GIGANTE

Olhando para os provedores regionais, a Cianet compilou algumas das principais necessidades dessas empresas, que conectam cerca de 30% das médias cidades e a maioria dos pequenos municípios. As soluções estarão disponíveis nos próximos meses.

O DataMap ISP ajuda o provedor regional a divulgar seu serviço diretamente onde sua rede está pronta para uso, analisar o mercado para futuros projetos e entender os concorrentes.

Por meio dos dados coletados e disponíveis em uma dashboard, o software permite fazer vendas direcionadas para as necessidades dos clientes, aumentar a taxa de uso da capacidade da rede para obter maior rentabilidade e escalar o negócio de maneira sustentável.

Já o Projeto Inspector melhora a experiência de uso da internet do assinante através do monitoramento, gerenciamento e otimização do WiFi.

Com esta solução será possível identificar problemas de conexão dentro das residências e aumentar a taxa de pró atividade, identificando dificuldades de acesso à rede antes mesmo do cliente acionar o suporte técnico e evitando a reincidência do mesmo problema ao registrar todo o histórico de cada cliente.

Este é um dos projetos que faz parte do Laboratório de Inovação e está em fase de testes com clientes beta.

 

SUSTENTABILIDADE

No evento ainda foi anunciada a campanha Minha Rede Sustentável, que vai ajudar a dar o destino correto para equipamentos antigos dentro da perspectiva de Economia Circular. A ideia da campanha é arrecadar equipamentos usados ou defeituosos das empresas e gerar recursos para a compra de novos. “Queremos promover a transformação, reutilização e sustentabilidade de uma maneira que beneficie não apenas o meio ambiente e a sociedade, mas também o provedor”, destaca Silvia.