Empresas de tecnologia disponibilizam gratuitamente solu��es para sistema municipal de sa�de de Florian�polis

28/06/2017 12:45:00

Vertical Sa�de quer melhorar a qualidade de vida na capital a partir da tecnologia

Empresas de tecnologia disponibilizam gratuitamente solues para sistema municipal de sade de Florianpolis

Moradores e profissionais da saúde de Florianópolis serão beneficiados com a nova parceria entre a Vertical Saúde da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Prefeitura Municipal.

As empresas Advmed, Aquarela, Cuco Health, EpHealth, Medloker e Sensorweb irão desenvolver e disponibilizar gratuitamente ao município sistemas que permitirão tradução da linguagem técnica para a popular em prescrições médicas, monitoramento em tempo real e à distância da temperatura de armazenamento de vacinas e análise de dados em saúde para gestão baseada em evidências.

De acordo com o diretor da Vertical Saúde, Walmoli Gerber Júnior, o objetivo da iniciativa é aproximar a população das tecnologias desenvolvidas pelas empresas do grupo e melhorar a qualidade de vida na capital catarinense.

“Além disso, a Prefeitura Municipal de Florianópolis é referência nacional em tecnologias públicas, já se destacou em premiações no segmento. Incluir soluções da Vertical Saúde deve elevar ainda mais o nosso grau de inovação”, complementa.

“Aproximar as novas tecnologias do sistema público de saúde traz um grande potencial de benefício para a população, para os profissionais e para a gestão”, afirma o secretário de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva, Professor Paraná.

Nove microempresas, 12 empresas de pequeno porte e quatro de médio porte compõem a Vertical, que reúne desenvolvedoras de soluções para o segmento de saúde: são produtos e serviços em áreas como diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia e sistemas para laboratórios.

Essas empresas aumentaram seu faturamento em 41% no último ano, com projeção de crescer 60% em 2017.

Juntas, elas faturaram um total de R$ 106,5 milhões e pagaram R$ 21,7 milhões em impostos.

O sistema municipal de saúde de Florianópolis atendeu aproximadamente 165,8 mil pessoas, em 2016, somente na Atenção Primária em Saúde. São 49 unidades básicas de saúde e duas unidades de pronto atendimento.







O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop