Localiza aposta em rob� para agilizar reservas

31/05/2017 17:00:00

Chatbot permite que clientes solicitem servi�os pelo Facebook Messenger na p�gina oficial da Localiza

Localiza aposta em rob para agilizar reservas

A Localiza, lançou uma nova ferramenta tecnológica para agilizar e facilitar o processo de reserva.
O “Chatbot da Localiza” foi idealizado pela Take, empresa pioneira no mercado mobile e criadora da plataforma BLiP- que permite desenvolver chatbots. Dados de uma recente pesquisa da Opinion Box revelam que 70% dos brasileiros estão dispostos a interagir com as empresas por aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp.

Com o “Chatbot da Localiza” os clientes podem, via Facebook Messenger na página oficial da empresa, realizar uma reserva da mesma forma que fazem via site. Todas as informações do chatbot são extraídas do sistema da empresa via API. Vale ressaltar que os chatbots são softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens. Portanto, eles são serviços de comunicação inteligentes e estruturados, onde é possível conversar e interagir através de aplicações/aplicativos de mensagens.

“Em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, comenta Rodrigo Sales, responsável pela área de Marketing Digital da Localiza.

Segundo o CEO e co-fundador da Take, Roberto Oliveira, tudo que pode ser feito hoje através de uma conversa telefônica, ou através do uso de um aplicativo, poderá ser feito por meio de conversas multimídia com Contatos Inteligentes dentro das aplicações de mensagens. “Automatizar esse atendimento é importante para trazer agilidade, mas a conversa com um robô também pode ser frustrante. Por isso, mais do que construir um bot, é preciso preparar muito bem o chat”, explica Roberto.

 

Funcionalidades do Chatbot da Localiza

No “Reservar Carro” o cliente pode escolher local, data e hora da retirada e devolução do veículo, tipo do carro escolhido, seguro, itens adicionais e dados do cliente. Já no “Alterar Reserva” o cliente usa seu código da reserva para mudar detalhes do serviço. Outra opção disponível é “Cancelar Reserva”, onde é possível desistir do serviço de maneira simples, utilizando o código de reserva.

 

Sobre a Localiza

A Localiza é a maior rede de aluguel de carros da América do Sul, com 561 agências em sete países e uma frota de mais de 141 mil carros. Com mais de 6 milhões de clientes e 43 anos de mercado, a Localiza é pioneira em inovações e oferece soluções e produtos que garantem mais agilidade no processo de locação de veículos.

Ao alugar um carro na Localiza, o cliente acumula pontos no Localiza Fidelidade, que já distribuiu mais de 1,8 milhão de diárias grátis e upgrades. Entre as soluções para trazer agilidade e comodidade, destaque para o Check-in Express, via aplicativo e totens de autoatendimento, que garante mais agilidade aos clientes no processo de retirada dos carros nas agências; o Localiza Way, um gadget que oferece GPS, rede wi-fi, música via Spotify e conexão direta com a Assistência a Clientes; o Check-out mobile, que possibilita o encerramento do contrato com rapidez; além do app, pelo qual o cliente realiza reservas, escolha do modelo de carro  e acompanhamento do saldo de pontos no Localiza Fidelidade. A empresa também está investindo bastante na diversidade de modelos de carros da frota, sendo as aquisições mais recentes o Audi Q3, Toyota Etios e Jeep Renegade. 

Em 2016, a Localiza foi reconhecida com prêmios, sendo eleita a 25ª marca brasileira mais valiosa, segundo ranking da Interbrand e destaque no tema “Ética e Transparência” do Guia Exame de Sustentabilidade. Foi também primeiro lugar nas categorias Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas do 15º Prêmio Ser Humano; além de vencedora da categoria “Locadora de veículos” do “Prêmio Época Reclame Aqui - As Melhores empresas para o Consumidor”.  Para obter mais informações sobre a Localiza, visite: www.localiza.com.

 

Sobre a Take

Fundada em 1999 pelos empreendedores Roberto Oliveira, Sergio Passos e Daniel Rodrigues Costa, a Take nasceu com a proposta de levar a internet móvel, então uma novidade, para o dia a dia das pessoas. Os ringtones foram a primeira aposta da empresa, que chegou a movimentar mais de R$ 250 mil em um único dia e registrar mais de 67 milhões de downloads em apenas um ano.

No decorrer dos anos 2000, a Take criou o Tangram, uma plataforma capaz de se integrar aos sistemas das operadoras nacionais, e passou a desenvolver e gerenciar serviços de comunicação e conteúdo via SMS, como Tim Music Store, Vivo Chat e Vivo Dieta. A empresa também lançou o SMS a cobrar em todo o país e passou a vender pacotes de SMS para empresas.

Líder na América Latina, em 2005 a empresa foi vendida para a japonesa Faith, criadora da tecnologia de ringtone. Comprada de volta em 2008 pelos fundadores, a Take continuou aprimorando a comunicação entre pessoas e organizações. Atualmente, seu principal produto é o BLiP, plataforma de criação de gestão de chatbots integrada a múltiplos canais de mensagem, como Facebook Messenger e Telegram.