Tecnologia | Publicado em: 12/05/2017 19:50:00

Compra de matéria-prima, investimento em maquinário, realização de pesquisas para inovar as soluções, controle do estoque e expedição dos produtos são algumas das atividades desempenhadas no dia a dia de qualquer indústria. E bem sabemos que manter o controle de tudo isso não é nada fácil, pois envolve processos complexos e que exigem muita atenção durante o planejamento, a organização e a análise de todos os dados. A boa notícia é que um software de gestão para indústrias pode facilitar as coisas, pois integra informações de todas as áreas, proporcionando uma gestão muito mais ágil e segura.

Mas não pense que basta sair por aí pesquisando por uma solução ERP que tudo estará resolvido. Uma indústria tem necessidades bem diferentes do comércio e de prestadores de serviços e, por isso, deve levar tais especificidades em consideração na hora de escolher o sistema ideal. Contar com um ERP direcionado para o setor industrial oferece inúmeras vantagens, entre as quais podemos citar a facilidade na organização e no acompanhamento dos processos, o aumento da produtividade e a tomada de decisões mais assertivas. Isso porque os processos são otimizados e, como consequência, a empresa consegue aproveitar da melhor forma todo o potencial que tem.

O que um bom software de gestão para indústrias deve ter

Você sabe exatamente o que considerar para escolher o software de gestão ideal para sua indústria? Para ajudá-lo, listamos os aspectos principais que você deve levar em conta na hora da escolha de um bom ERP industrial:

Soluções flexíveis

Não é difícil encontrar empresas que oferecem em seu portfólio sistemas ERP que atendam aos mais diversos segmentos. Entretanto, conforme comentamos antes, as indústrias funcionam em um ritmo bem particular. As demandas são outras e o sistema de gestão precisa se adaptar a elas. Dessa forma, um dos primeiros pontos a se analisar durante a escolha do ERP para a sua realidade é a flexibilidade que ele oferece.

Isso significa que o sistema precisa se adaptar às necessidades da indústria, considerando tanto as particularidades do setor quanto as de cada tipo de manufatura. Por exemplo, uma indústria têxtil tem demandas diferentes de uma metalúrgica, que também não tem as mesmas de uma farmacêutica. Por isso, confira se as funcionalidades atendem às especificidades do seu negócio e veja se a empresa que oferece o produto conhece a realidade industrial e já trabalha com esse público. Se os clientes dela têm necessidades similares às suas, as chances de oferecer o que você precisa são bem maiores.

Para conhecer bem o fornecedor, uma dica é observar o tipo de conteúdo que ele disponibiliza nos canais digitais, como site, blog e redes sociais. Se ele fala diretamente para indústrias e apresenta informações relevantes e sensatas para o setor, então deve conhecer bem o público com quem trabalha. Essa pesquisa, claro, não exclui a necessidade de contato mais direto com os profissionais, pois é a partir dele que você realmente ter segurança na escolha.

Implementação de qualidade

Contar com o apoio de um profissional capacitado para a instalação do ERP na sua fábrica é um aspecto muito importante na escolha do sistema. O motivo é simples: a implementação não pode ser resumida apenas a instalar o programa, pois está relacionada também ao treinamento dos funcionários que vão trabalhar com ele e às sugestões de melhorias no processo de produção atual. É por isso que a presença de um especialista faz toda a diferença.

Ele vai ajudar no aprimoramento das atividades da sua indústria, corrigindo possíveis falhas, fazendo os ajustes necessários e orientando os colaboradores que devem trabalhar com o ERP. Também é importante procurar por fornecedor que ofereça treinamento e suporte. É importante que o contato seja fácil e que ele fique à disposição para ajudá-lo. Afinal, sua indústria não pode ficar parada por conta de algum imprevisto. Tudo deve funcionar corretamente e você precisa prever isso na hora de escolher o seu sistema de gestão.

Alta tecnologia

Bem sabemos o quão difícil é mudar a forma de trabalho em uma empresa, principalmente quando falamos em substituir ou implementar um novo sistema em meio a processos que não podem esperar. Todo esse trabalho (e investimento) tem que valer a pena, sendo comprovado nos resultados, concorda? Por isso é essencial que o ERP escolhido seja atualizado e ofereça as ferramentas mais modernas para cada setor da indústria. Isso significa, por exemplo, que a emissão das notas fiscais precisa estar em dia para atender às exigências fiscais e ser feita de forma simplificada.

Para isso, a empresa parceira deve se renovar constantemente, buscando sempre novas soluções para facilitar o trabalho dos clientes e oferecer o melhor para a realidade industrial. O ERP deve considerar duas importantes áreas que estão a todo momento mudando: gestão e tecnologia. O software precisa, portanto, apresentar funcionalidades que acompanhem as novidades dessas áreas.

Uma solução completa

Um bom sistema de gestão industrial precisa contemplar as áreas de vendas, finanças, materiais, custos, produção, controladoria, RH e business intelligence (BI). Com isso, a solução precisa ter ferramentas que atendam a essas áreas, pois elas são básicas para o andamento das atividades, garantindo a gestão de todo o processo de compras, o mapeamento de toda a produção, o controle financeiro completo, a rastreabilidade de materiais dos fornecedores, a gestão de cotação de preços e o controle do estoque, por exemplo.

E o nosso sistema, o WK Indústria, garante exatamente isso. Nós nos preocupamos em proporcionar soluções atuais e que realmente impactem positivamente nos resultados dos nossos clientes. Assim, oferecemos um sistema de gestão completo, inteligente e funcional que possibilita o gerenciamento e a integração de todas as operações, independentemente do porte do seu negócio.

Por falar nisso, lembra que uma das dicas fundamentais para a escolha certeira do ERP é a implementação de qualidade? Na WK, trabalhamos com base na Metodologia de Aceleração de Implantação de Sistemas WK, a MAIS WK, que torna a implantação da solução otimizada, respeitando tudo o que foi definido no planejamento quanto ao prazo, escopo, cronograma e orçamento. Além disso, nossa equipe fica à disposição dos clientes por meio de canais diretos, como o Conecte.WK, o Ambiente de Conhecimento WK e o Portal do Cliente, que proporcionam uma comunicação rápida e eficaz para que tudo funcione do jeito que a sua indústria precisa.

E então, que tal saber mais sobre nosso ERP e considerá-lo como opção para a sua indústria? Converse com a gente! Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar no que for possível para que seu negócio cresça de forma sustentável.




Seal Telecom expande atuação na região Sul
Seminário sobre fontes alternativas de energia é tema na cidade de Chapecó
SC investe em tecnologia para produzir mais milho
SoftExpert é apoiadora do Congresso FNQ de Excelência em Gestão
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado


Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |