Tecnologia | Publicado em: 04/05/2017 19:50:00

A era da conectividade definitivamente chegou para quebrar padrões. Soluções que estão transformando o mercado e que criarão uma nova era para consumidores e empresas estão chegando com velocidade impressionante. Evoluções que antes acompanhávamos em anos de atividade, agora passam a ocorrer em poucos meses.

É o caso, por exemplo, da internet das coisas e dos chatbots, considerados a bola da vez no mundo da tecnologia da informação.

Durante a edição de 2017 do IBM InterConnect, um dos maiores eventos de tendências de inovação, profissionais de todo o mundo se reuniram em Las Vegas para debater o futuro do setor e conhecer as novidades que impactarão a vida de empresas e consumidores nos próximos anos - ou meses! No encontro estavam os maiores nomes do mundo ligados à inovação. Foram mais de 200 expositores trazendo uma nova perspectiva para o setor tecnológico, com ferramentas que pretendem causar uma verdadeira transformação no ambiente comercial de empresas de todo o globo.

Cinco dessas novidades estão destacadas abaixo:

- IOT: é a chamada internet das coisas, em que a web deixa de ser exclusividade de computadores e smartphones e passa a estar em qualquer produto - do chuveiro à geladeira. Essa é considerada uma das revoluções do século XXI, permitindo que consumidores tenham acesso a informações, atualizações e avaliação de produtos, além de poder controlar via internet o funcionamento dos mesmos. Negócios de variados segmentos precisam estar atentos a essa tendência para criar meios de se aproximar com o cliente, que está cada vez mais conectado, além de aprender a lidar com uma nova realidade, em que tudo é compartilhado – inclusive opiniões negativas. Com a IOT, o mundo estará ainda mais conectado.

- Blockchain: a chagada de uma moeda virtual chamada bitcoin trouxe a necessidade de uma inovação para garantir a segurança de transações virtuais. Foi aí que surgiu o blockchain, ainda pouco difundido, mas que em breve deve se estabelecer como uma solução essencial para instituições financeiras. Essa estrutura de dados dá aos pagamentos autenticidade, registrando data e hora de qualquer atividade, sem que possa ser apagada ou alterada. E em um mundo online, nada mais relevante que o blockchain, trazendo segurança e transparência.

- Automatização dos processos: já pensou em chegar ao trabalho e saber que diversas atividades ao estilo "linha de produção" foram executadas automaticamente? É isso que a automatização dos processos faz pelas empresas. Através de comandos e regras pré-definidas, os sistemas de gestão executam aquilo que foi programado sem a necessidade de intervenção humana. Quando um profissional é contratado, por exemplo, os avisos para que cada setor providencie documentação necessária e senhas de acesso ocorrem assim que um único comando é realizado. Tudo isso implica em maior produtividade e segurança em processos que são realizados mesmo que a equipe esteja com pouco tempo disponível.

- Watson conversation: conversar com o seu computador - e ele responder! - é o que já ocorre em centenas de empresas mundo afora, A tecnologia da computação cognitiva não só faz com que os aplicativos respondam - por meio de escrita ou voz - mas que também captem e armazenem novas informações, identifiquem reações das pessoas com as quais interagem e possam formatar respostas complexas e bem direcionadas. Uma pesquisa de meses na área médica, por exemplo, através do super computador Watson, da IBM - agora pode ser feita em segundos. Isso porque a super máquina procura num extenso banco de dados a resposta certa para a pergunta que recebeu. Aqui na Ellevo, já estamos utilizando essa tecnologia no desenvolvimento de chatbots para nossos clientes.

- Segurança da informação: mas se as coisas estão evoluindo tão rapidamente, como é que fica a segurança dos nossos dados? Essa é outra área que não pára de evoluir, seja por tendência ou necessidade. Ginni Rometty, CEO da IBM, deixa claro que existe uma crescente preocupação em oferecer às empresas segurança na armazenagem de seus dados. A expansão de ambientes web e da conectividade apontam também para a importância de uma estratégia consolidada e de soluções cada vez mais aderentes relacionadas à segurança da informação. Em seu discurso durante o evento, ela ressaltou a tríade apontada pela gigante da tecnologia como caminho para o fortalecimento dos negócios: soluções para empresas serem mais fortes, dados em primeiro lugar e inteligência cognitiva no centro de tudo.
 

Por Clayton Lourenço e Rafael Schweder, líderes de desenvolvimento da Ellevo que participaram da convenção mundial da IBM sobre tendências da área de tecnologia. A Ellevo é parceira da IBM no projeto de inteligência cognitiva Watson. Também conta com a estrutura da companhia para hospedagem de suas soluções
 




HBSIS lança soluções para roteirização e gestão de frotas no Agenda Confenar 2017
Novas tecnologias para o mercado de provedores contribuem para o aumento da receita e melhoram a experiência dos usuários
Estudante de Florianópolis cria aplicativo para escolas de Palhoça
Blumenau recebe Lemonade Experience, parque que propõe experiências tecnológicas
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado


Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |