Ind�stria

Quantum engenharia desenvolve projeto inovador de energia solar no Norte do Pa�s

06/04/2017 20:46:00

Faculdades Integradas Apar�cio Carvalho (Fimca), em Porto Velho, optou pela instala��o de um sistema fotovoltaico

Quantum engenharia desenvolve projeto inovador de energia solar no Norte do Pas
O Brasil � um dos pa�ses com mais incid�ncia de sol. Na Alemanha, uma das maiores produtoras de energia fotovoltaica, a regi�o mais ensolarada recebe at� 40% menos radia��o do que as �reas brasileiras com menos sol.(Foto:Divulga��o)

Com sistema desenvolvido pela Quantum Engenharia, uma das maiores faculdades da região será a primeira a utilizar predomínio de energia solar em uma das unidades

 Até 2050 a expectativa é de que a energia solar corresponda a 13% da oferta total do Brasil.

Limpa e sustentável, essa alternativa conquista cada vez mais espaço. É o caso das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), uma das maiores do Norte do país, em Porto Velho (RO), que optou pela instalação de um sistema fotovoltaico que irá atender quase a totalidade do consumo do Hospital Veterinário.

O projeto e execução serão realizados pela Quantum Engenharia, de Florianópolis.

 Com 2.500 metros quadrados, o espaço é o maior Hospital Veterinário da região Norte do país e o primeiro de Rondônia a utilizar energia solar para suprir a maior parte do consumo.

Até maio os laboratórios, salas de aula, consultórios e clínica já serão abastecidos pela geração fotovoltaica. A expectativa é de que o retorno médio do investimento ocorra em até nove anos.

 Responsável pelo projeto e obras, a Quantum Engenharia, empresa referência em energia solar, destaca a importância desse tipo de investimento.

“Essa tomada de consciência para a geração de energia limpa é muito importante. Além disso, atravessamos momentos de escassez de recursos hídricos, ou seja, além da energia fotovoltaica ser excelente ao meio ambiente, como uma atitude sustentável, é ainda um investimento muito inteligente. A Fimca, assim como empresas e residências em todo o país, está atenta a essa mudança que, sem dúvida, representa o futuro energético mundial”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia.

O Brasil é um dos países com mais incidência de sol. Na Alemanha, uma das maiores produtoras de energia fotovoltaica, a região mais ensolarada recebe até 40% menos radiação do que as áreas brasileiras com menos sol.

Este tipo de energia é renovável e não causa danos ao ecossistema.