Tecnologia | Publicado em: 16/03/2017 12:50:00

Segurança online é assunto sério e empresas devem sempre estar muito atentas às constantes ameaças que rondam o espaço virtual. Além da enorme quantidade de vírus que podem corromper arquivos e o aumento de programas de espionagem, outra prática em ascensão tem gerado pânico nas corporações: o ransomware.

O ransomware (do inglês, ransom = resgate) é, basicamente, o "sequestro" de dados em um computador e a exigência do pagamento de um resgate para voltar a ter acesso a esses arquivos e pastas. O roubo dos dados é feito por meio do encriptamento de dados, onde somente o hacker tem acesso a chave para destravar o caminho para as pastas sequestradas. Como resultado, a vítima é obrigada a pagar grandes quantias de dinheiro para reaver seus arquivos.

Confira abaixo alguns dos principais perigos que sua empresa pode correr com o ransomware.
Grande perda de dados

O primeiro dos riscos que a empresa corre ao ser infectada por um ransomware é perder definitivamente grandes quantidades de informações por conta dos ataques. Ao ser pega desprevenida, uma organização pode perder acesso a dados extremamente importantes para a rotina de trabalho e para as vendas.

Mesmo se você optar por pagar o resgate, não há garantia nenhuma do sequestrador cumprir com o trato e compartilhar a senha para desencriptar os ficheiros. Portanto, realizar backups periódicos e deixá-los offline podem te salvar dessa enrascada.

Enorme custo para a empresa

Caso a empresa opte por atender as exigências do resgate, terá que se preparar para a terrível cena de ver suas economias voarem para bem longe. O valor cobrado pela entrega dos dados varia em torno de US$ 5.000, mas pode saltar para bem mais caro do que isso.

A maneira preferida de realizar o pagamento é através de Bitcoins pelo navegador TOR, que possibilita o acesso a deep web, onde o rastreamento de transações é muito mais difícil.

Vazamento de informações

Uma vez que o hacker encripta seus dados e consegue acesso a eles, o vazamento de informações sigilosas pode ser uma dura realidade para a empresa. Imagine dados de clientes e funcionários ou arquivos confidenciais sobre futuros projetos estratégicos de sua marca na mão de bandidos? Definitivamente uma dor de cabeça e tanto para os negócios.

Crise de imagem e afastamento de clientes

Outra possibilidade negativa de um ataque ransomware bem sucedido é causar má impressão sobre sua política de segurança de dados e criar um alvoroço com relação a como e se o banco de dados dos clientes foi comprometido.

A empresa possivelmente deverá enviar um alerta de violação de segurança para todos os seus contatos, a fim de evitar que mais computadores sejam infectados. Porém, tornar pública essa situação não será vista com bons olhos pelo mercado. Focar em segurança é um sinal de boa gestão de TI.

Como posso me prevenir contra o ransomware?

De maneira geral, um computador é invadido por esse tipo de software por meio de um site ou programa infectado, enviado por email ou baixado na internet. Em vez de um arquivo genuíno, na verdade a pessoa está abrindo um código malicioso em seu dispositivo.

Portanto, sempre verifique os anexos dos emails e tome cuidado com qualquer download que esteja realizando. E não se esqueça de manter os sistemas operacionais atualizados, pois atualizações tapam buracos e falhas por onde vírus e malwares buscam se infiltrar.

Obter serviços confiáveis de banco de dados, que possuam suporte e monitoramento de toda sua infraestrutura, é um bom investimento para controlar riscos e evitar perder dados e dinheiro no futuro.

Apesar de parecer coisa de ficção científica, a extorsão causada pelo controle remoto e mal intencionado de dados digitais é uma realidade com a qual temos que lidar. Práticas de segurança virtual e extrema atenção ao navegar na web são indispensáveis no cotidiano corporativo.




Equals aposta no Sul para crescer em 2017
Empresas catarinenses são selecionadas para programa Scale-Up
SoftExpert oferece infraestrutura Cloud para clientes em parceria com AWS
PagueVeloz é finalista do programa de aceleração Track, da Visa
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado



Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado


Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas


Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |