Tenologia

Tend�ncias de RH e a d�vida do feedback dentro de uma empresa

07/03/2017 10:32:00

T�cnicas de Recursos Humanos v�o evoluindo e tend�ncias surgem para melhorar o relacionamento entre empresas e pessoas

Tendncias de RH e a dvida do feedback dentro de uma empresa
� importante garantir o treinamento dos l�deres e gestores para que a a��o tenha o efeito positivo desejado, destacando as melhores pr�ticas e promovendo debates sobre a melhoria constante do processo.(Foto:DIvulga��o)

Técnicas de Recursos Humanos (RH) vão evoluindo constantemente e novas tendências surgem na busca de melhorar o aproveitamento dessa matéria prima fundamental para toda empresa: as pessoas.

Algumas ferramentas consagradas como a Avaliação de Desempenho e o Feedback, por exemplo, já foram questionadas, mas de certa forma sempre presentes, mesmo que repaginadas.

As tendências de RH para serem aplicáveis e duradouras precisam levar em conta o momento econômico do país e o cenário interno da empresa. Por isso, ouvir os colaboradores e encontrar maneiras de estimular sua evolução nunca sai de moda.

Prova disso, é que os benefícios não financeiros são uma tendência global irreversível, de acordo com o Relatório de Remuneração e Benefícios, do Top Employers Institute, realizado com mais de 600 empresas em 96 países.

Para saber se sua empresa deve continuar aplicando as metodologias citadas, confira as novidades que podem dar uma nova roupagem para técnicas consagradas, sem perder o foco no objetivo de valorizar a experiência no trabalho e a construção de significado. Confira!

Avaliação de desempenho

Na reportagem publicada pela revista Exame, tem destaque o fato de uma grande empresa abandonar a rotina de RH praticada há mais de 50 anos.

A General Electric agora usa um software no qual os funcionários publicam suas conquistas, expectativas de carreira e deixam opiniões sobre o desempenho de outros profissionais (sejam pares ou chefes) sem uma periodicidade rígida.

O objetivo é que o diálogo sobre carreira seja estimulado o ano todo - observe que ele não deixa de acontecer, mas ganhou contornos mais eficientes e práticos, que se adequam ao novo momento do mercado.

Caroline Marcon, diretora da Hay Group (consultoria especializada em gestão de recursos humanos), conta no mesmo artigo que “a essência da avaliação de desempenho é propagar a cultura da empresa, falar aos funcionários de maneira clara o que se espera deles e ajudar a desenvolvê-los”.

Em busca de velocidade e praticidade, a consultoria Accenture também abandonou modelos tradicionais de avaliação. O planejamento estratégico é realizado a cada trimestre, então não faz sentido a avaliação das pessoas ser anual, ela precisa acontecer em tempo real.

A ideia principal de toda essa transformação é reduzir a burocracia e a aplicação de métodos estatísticos engessados e criar um modelo dinâmico que traga resultados efetivos para a corporação, com base na autonomia de líderes e liderados.

Feedback de RH

Melhorar o desempenho é um objetivo válido para todos e o feedback pode ser uma ferramenta importante para corrigir comportamentos não esperados, mas principalmente, para dar orientações e motivar o funcionário.

Se por um lado, a prática serve como impulso para alçar voos mais altos e bem direcionados, também pode surtir o efeito contrário. É possível que a mensagem seja entendida pelo colaborador de forma negativa, deixando-o em uma situação defensiva, sentindo-se desmotivado ou até envergonhado.

Portanto, essa prática deve ser apoiada em indicadores de desempenho, devidamente alinhados às estratégias corporativas, e em metas preestabelecidas, estimulando que os profissionais sejam protagonistas de suas carreiras.

Tudo isso, claro, precisa ser gerenciado por uma solução de tecnologia especializada que permita ao gestor “conversar” com os dados e cruzar informações para extrair a melhor performance do time, aproveitando ao máximo a diversidade de talentos.

Com um grande volume de informações em mãos, pode ser que o gestor precise de apoio e o RH deve estar sempre à postos, para que o processo tenha sucesso.

É importante garantir o treinamento dos líderes e gestores para que a ação tenha o efeito positivo desejado, destacando as melhores práticas e promovendo debates sobre a melhoria constante do processo.

Não existe uma fórmula que diga se as tendências de RH são válidas ou não para uma empresa. Esse é um questionamento que precisa ser feito a partir de informações e análise das necessidades da empresa e do perfil do time. A partir desse breve levantamento, é certo que o RH conseguirá encontrar ferramentas e insumos para continuar estimulando a equipe a almejar seu sucesso e o da empresa também.

Notícia publicada originalmente no Blog da Benner Sistemas pela Equipe Benner.