Energia

Projeto prev� energia solar em supermercados

02/03/2017 08:15:00

Projeto da Acats em parceria com a Engie Solar pretende incentivar os estabelecimentos a gerarem a pr�pria energia

Projeto prev energia solar em supermercados
parceria in�dita no Brasil para possibilitar o uso de energia solar por parte dos supermercados catarinenses associados � entidade.(Foto:Divulga��o)

Em parceria com a empresa Engie Solar, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promove no dia 02 de março, às 16h, em Florianópolis, o evento de lançamento do projeto “Supermercados Solares”.

Trata-se de uma parceria inédita no Brasil para possibilitar o uso de energia solar por parte dos supermercados catarinenses associados à entidade, aproveitando a disponibilidade dos telhados das lojas.

O projeto pretende incentivar os supermercados de Santa Catarina a gerarem sua própria energia.  Além da apresentação, haverá também uma palestra sobre geração solar fotovoltaica, mercado livre e eficiência energética.

O evento vai acontecer no auditório da Engie Solar (Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 5064 – Florianópolis (SC).

De acordo com o presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes, a energia elétrica já representa o segundo maior custo dos Supermercados do Estado – atrás apenas da folha de pagamento e esta alternativa vai reforçar um programa que a Acats já desenvolve, o Programa de Eficiência Energética (PEE/ACATS). 

Além do estudo, a parceria prevê a oferta de soluções de crédito aos supermercadistas que optarem pela implantação dos painéis fotovoltaicos.

Segundo Rodrigo Kimura, diretor de Operações da Engie Solar, um dos objetivos da parceria com a Acats é a viabilização da aquisição e instalação dos painéis de forma coletiva. “A compra em maior escala possibilita uma redução significativa no custo dos projetos, tornando a solução solar fotovoltaica bastante atrativa”, explica.

“Os sistemas de geração solar fotovoltaica tem vida útil superior a 25 anos e dependendo das condições locais de instalação, é possível chegar a uma redução de até 95% nas despesas com energia. Com esta parceria, a Acats está saindo na frente e com certeza servirá de exemplo para todo o País”, completa Kimura.