Tecnologia

S�tima edi��o do Startup SC abre inscri��es para capacitar empreendedores

24/02/2017 08:22:00

O programa j� formou 120 empresas nascentes e impactou mais de 500 pessoas, em 20 cidades catarinenses.

Stima edio do Startup SC abre inscries para capacitar empreendedores
Cerca de 64% das empresas que participaram do programa ainda est�o ativas. No pa�s 74% n�o sobrevivem. (Foto: Divulga��o)

O programa Startup SC, abriu as inscrições para sua sétima turma no dia 22 de fevereiro. No total, 20 startups terão acesso ao programa que promove a profissionalização dos empreendedores e o fortalecimento dos negócios inovadores.

As inscrições para a iniciativa do Sebrae/SC que visa desenvolver e fomentar a criação de negócios inovadores em Santa Catarina podem ser feitas neste endereço

A turma inicia suas atividades dia 7 de abril e realiza encontros todos os finais de semana até 26 de agosto.

O Programa atua há quatro anos no Estado e oferece ações de capacitação, inovação e mercado para empreendedores. O sucesso dessa metodologia é refletido no número de empresas nascentes que passaram pelas turmas do Startup SC e continuam no mercado: cerca de 64% ainda estão ativas em um cenário nacional em que 74% das startups não sobrevivem aos primeiros cinco anos, de acordo com estudo da Startup Farm. Alexandre Souza, gestor do Programa, atribui a longevidade das empresas ao bom preparo em sua fase inicial e ao contato com uma rede de agentes do setor tecnológico.

“Em Santa Catarina temos um ecossistema de tecnologia forte e crescente - o setor representa 5% do PIB do Estado, segundo o Acate Tech Report - devido a grande interação entre empreendedores, empresários e investidores.  Prezamos por essa rede de contato no Startup SC,  incentivando a troca de experiências”. ressalta Souza.

O programa já formou 120 empresas nascentes e impactou mais de 500 pessoas, em 20 cidades catarinenses. O foco das turmas de capacitação é o desenvolvimento dos empreendedores uma vez que bem preparados e conhecendo as características do mercado, conseguem adaptar, e até mesmo pivotar, suas soluções inovadoras.

Exemplo empreendedor - Piero Contezini, CEO da startup Asaas, plataforma de gestão de cobranças e pagamentos para autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas, participou da segunda turma do programa, em 2013.

A empresa trabalha com Software como serviço (SaaS), área de atuação de 32% dos negócios que participaram do Startup SC e sua solução é B2B, como 74% das empresas nascentes integrantes do Programa.  Para Contezini, a experiência foi transformadora: “A iniciativa é compatível, em termos de conteúdo e visão, a aceleradoras do Vale do Silício, trazendo o que tem de bom e focando no que importa - capacitação e networking”.