Tecnologia

MIDI Tecnol�gico tem mais de 80% de suas startups incubadas ativas

02/12/2016 15:00:00

Incubadora contribuiu com a forma��o de 107 empresas, oferecendo mentorias e capacita��es aos empreendedores

MIDI Tecnolgico tem mais de 80% de suas startups incubadas ativas
Startups que participam da incubadora, t�m suas solu��es validadas por especialistas e modificadas at� evolu�rem para um modelo sustent�vel (Foto: Divulga��o)

Santa Catarina possui um ecossistema propício para inovação e para empreender. O MIDI Tecnológico é uma das instituições que fomentam a inovação e ajudam no desenvolvimento das empresas no Estado.

A incubadora, que é mantida pelo Sebrae/SC e gerida pela Associação Catarinenses de Empresas de Tecnologia (ACATE), já contribuiu com a formação de 107 startups em seus 18 anos de atuação.

Dessas empresas, 85% ainda estão ativas, superando a média nacional em que apenas 74% das startups nascentes fecham as portas nos quatro primeiros anos, segundo pesquisa da Startup Farm. 

Gabriel Santos, coordenador do MIDI, credita o elevado índice de sobrevivência das empresas ao potencial das equipes envolvidas:

“Além de mentorias e capacitações que alavancam as startups, procuramos qualificar os empreendedores para que saibam qual estratégia adotar em situações de crise”, destaca.

As startups que participam da incubadora, têm suas soluções validadas por especialistas e modificadas até evoluírem para um modelo sustentável.

Os empreendedores também têm contato com uma rede de investidores e empresários, como ocorreu com a EPhealth, incubada do MIDI. A startup recebeu investimento anjo e foi selecionada para o programa de aceleração Darwin Starter.

“A incubação é uma certificação inicial que abre muitas portas. Antes dela tínhamos que ir atrás de tudo sozinhos e agora muitas oportunidades vêm até nós. Além de investidores, estar dentro desse ecossistema nos aproximou muito de outros empresários”, afirma o CEO da empresa, Pedro Pereira.

Outras três empresas incubadas do MIDI receberam investimento em novembro e foram selecionadas para programas de aceleração.