Ransomware: sequestro de dados e informa��es

07/10/2016 08:00:00


O Time Global de Pesquisa e Análise (GReAT), anunciou esse ano a descoberta do grupo de hackers Poseidon, responsável por pelo menos 35 ataques à empresas em sete países e com foco no Brasil. Informações foram furtadas e utilizadas para chantagear companhias.

E se você perdesse todos os dados de sua empresa em segundos? Infelizmente essa é a realidade de muitas empresas que estão enfrentando o sequestro de dados e informações, o ransomware.

A técnica é antiga mais está ganhando proporções. Os cibercriminosos atuam de forma a oferecer uma quantia para o resgate das informações, mas nem sempre essa é a garantia para recuperação de dados das empresas.

Como se prevenir

Confira algumas dicas do especialista em segurança em TI, Luiz Gustavo Miranda e do gestor Rogério José Hoffman, da Brasão Sistemas:

  • Redefinir as senhas de acesso à rede e ao Windows, utilizando senhas complexas com caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas.
  • Não fazer download de nenhum tipo de arquivo que não conheça o destinatário.
  • Não executar um programa ou atualização que você não sabe a procedência, sempre conferir antes de clicar.
  • Caso seu computador ficou muito lento depois de executar algum programa ou abrir um arquivo entre em contato com seu T.I. para fazer a verificação se há vírus ou demais pragas.
  • Peça para seu T.I. verificar urgentemente as configurações do firewall do servidor e acessos externos e internos.
  • Revise se os backups estão sendo feitos com frequência.
  • Guarde backups desconectados da rede, ou seja, remova da rede ou do computador os HDs portáteis com seus backups, remeta-os também para datacenters ou nuvem.

O profissional alerta: “estas ações embora ajudem muito na prevenção deste tipo de ataques, não garantem sucesso total na proteção, por isso qualquer cuidado é pouco”.

Afinal, já diz o ditado, melhor prevenir do que remediar.

Treinamento WK Sistemas

E na sua empresa, como está a segurança da informação?  Essa vulnerabilidade precisa ser um ponto de atenção nas organizações.

Pensando nisso, a WK Sistemas disponibiliza o EaD Tecnologia WK para TIs para apoiar profissionais de diversas áreas das empresas que atuam na segurança das informações.

O curso visa esclarecer dúvidas, apresentar dicas valiosas e ferramentas diversas, para manutenções preventivas e corretivas no ambiente servidor.

Clique aqui, saiba mais e tenha tranquilidade com informações protegidas.

Sobre o Ransomware: sequestro de dados e informações

O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso. Cobra um valor em dinheiro pelo resgate, usando geralmente a moeda virtual bitcoin. Isso torna quase impossível rastrear o criminoso.

Fonte: TechTudo e blog Brasão Sistemas.