Iniciativa

ONG de Democratiza��o da Inform�tica completa 15 anos de atua��o em SC

27/09/2016 20:00:00

Iniciativa realiza projetos de programa��o, montagem e manuten��o de computadores com jovens entre 7 e 24 anos

ONG de Democratizao da Informtica completa 15 anos de atuao em SC
Em 15 anos, ONG j� ensinou programa��o e montagem e manuten��o de computadores para 30 mil crian�as e jovens de SC (Foto: Divulga��o)

Em 2015, o setor tecnológico foi responsável por cerca de 5% do PIB de Santa Catarina e gerou mais de 47 mil postos de trabalho, segundo estudo realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia em parceria com a Neoway.

Com o objetivo de conectar esse mercado em expansão e os jovens que têm interesse em trabalhar na área, o Comitê para a Democratização da Informática atua há 15 anos no Estado, ensinando programação e montagem e manutenção de computadores para crianças e jovens.

A ONG nasceu em 1995, no Rio de Janeiro, com o propósito de levar a inclusão digital para os moradores do morro Dona Marta. A regional catarinense foi criada em 2001, com sede em Florianópolis.

Desde então, o Comitê já impactou a vida de mais de 30 mil pessoas no Estado.

Heitor Blum, presidente executivo do Comitê em Santa Catarina, destaca que no início o principal desafio era ensinar as pessoas a se relacionar com a tecnologia, hoje é incentivar o empoderamento digital:

“Queremos agora promover o empoderamento dos jovens por meio da tecnologia. Para isso, mostramos, por exemplo, que com um smartphone ou computador, eles podem ajudar a comunidade onde moram e empreender”, explica.

Projetos

A ONG está com seis projetos em desenvolvimento em Santa Catarina. Em Florianópolis, é realizado o Floripa Apps, que incentiva crianças e adolescentes a pensarem em problemas de suas comunidades e programarem aplicativos para solucioná-los.

O Projeto Fênix, que ensina montagem e manutenção de computadores a partir de material eletrônico reciclado.

O Projeto Recode, que capacita professores da rede estadual a programarem aplicativos e jogos para serem utilizados em sala de aula.  

O Aprendendo a Programar Games, projeto que está com inscrições abertas e vai ensinar programação de jogos para jovens.

Em âmbito estadual, o Comitê desenvolve o Projeto Escola Rural, em Vitor Meireles e Major Vieira, que ensina crianças e adolescentes a programarem aplicativos voltados para os problemas das comunidades rurais, além de manter diversas parcerias para a coleta de Lixo Eletrônico, em municípios como Joinville, São José e Florianópolis.

Em parcerias com outras entidades sociais, a ONG mantém diversas iniciativas voltadas para a formação em informática básica, stop motion, leitura digital, entre outras atividades.

Os projetos atendem jovens de sete a 24 anos e são gratuitos.

Os detalhes sobre cada projeto e os formulários para inscrição podem ser encontrados no site www.cdisc.com.br ou pelo telefone (48) 3322-2020.