Tecnologia

Bludata investe em novo data center com padr�o de qualidade internacional

26/09/2016 07:00:00

Centro de Processamento de Dados ter� estrutura 12 vezes maior que a atual

Bludata investe em novo data center com padro de qualidade internacional
Companhia investiu R$ 5 milh�es na constru��o da nova sede que deve ser inaugurada em 2017 (Foto: Divulga��o)

A Bludata, de Blumenau, em parceria com a Clemar, especializada no desenvolvimento de projetos de data centers, está estruturando seu novo Centro de Processamento de Dados.

A companhia pretende que o data center, instalado na nova sede ainda em construção, tenha um padrão internacional de qualidade e atinja o nível 3 da certificação Tier.  

A certificação Tier é conferida pelo Uptime Institute Professional Services e mensura o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados.

Segue rigorosos padrões de qualidade, criados pela Associação das Indústrias de Telecomunicações, instituição que surgiu nos Estados Unidos em 1988.

“Nosso objetivo é estar entre as melhores, com nível 3. Estamos bastante otimistas em relação a essa conquista”, explica José Henrique, fundador da Bludata.

Data center

O novo centro de processamento de dados da companhia contará com estrutura 12 vezes maior que a atual.

Com o projeto e consultoria da Clemar, a companhia espera obter a certificação Tier 3 ainda em 2017.

Para alcançar este nível, os requisitos são: estrutura com múltiplos caminhos de distribuição independente servindo aos equipamentos de TI, todos os equipamentos devem ser dual-alimentados e totalmente compatíveis com a topologia da arquitetura do local, infraestrutura paralelamente sustentável, garantindo a disponibilidade de 99,982%.

Estrutura da nova sede

Com conclusão prevista para 2017, o novo prédio da Bludata terá investimento de R$ 5 milhões.

Além de contar com painéis solares, garagem com tomadas para carros elétricos, bicicletário, vestiário, terraço verde e paredes de vidro, a estrutura poderá abrigar até 250 profissionais.

Serão sete andares, localizados no bairro Ponta Aguda, em Blumenau.

Sobre a Bludata

Atualmente as soluções da Bludata são responsáveis pelo processamento de 24 milhões de habilitações para dirigir e 48 milhões de documentos veiculares ao ano.

A empresa possui clientes em todo o país, com atuação predominante em São Paulo e Santa Catarina.

Além da solução de Office Banking para a Creditran, também desenvolveu o internet banking do Banco Rendimento e uma solução de ensino EAD para o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran).

A empresa cresceu 15% no último ano e deve manter o mesmo índice em 2016.