E-commerce

Hering sincroniza compras de diferentes marcas em um �nico portal

30/06/2016 08:00:00

Companhia contou com solu��o da SAP para otimizar as intera��es com os consumidores

Hering sincroniza compras de diferentes marcas em um nico portal
Solu��o permitiu � empresa ser a primeira do mundo a oferecer a possibilidade de navegar e fazer compras pelos diferentes sites com um �nico carrinho (Foto: Divulga��o)

Desde 2013, a Cia. Hering vem investindo em uma nova plataforma tecnológica para expandir e inovar suas vendas pela internet.

Na época, uma das principais metas era otimizar as interações com os consumidores do canal de e-commerce de redes e dispositivos móveis, sincronizando todas as  marcas em um único canal, conforme explica o gerente de Tecnologia de Informação e Telecom da Hering, Sandro Bertotti.

Por isso, com objetivo de se tornar a primeira empresa do mundo a oferecer a possibilidade de navegar e fazer compras pelos diferentes sites com um único carrinho, a companhia fechou contrato com a SAP para implementação da SAP Hybris.

“A atualização tecnológica é essencial para apoiar o negócio da Cia. Hering e queríamos uma plataforma altamente eficiente para que nossos consumidores tivessem uma experiência de compra inovadora e se sentissem atraídos e satisfeitos com este canal”, comenta Sandro.

Com a ferramenta, a empresa também pôde unificar seu catálogo de produtos para gerenciar de forma mais eficiente suas demandas e proporcionar facilidades no pagamento, como quitação pelo valor total ou separadamente por marcas.

Rodrigo Marcondes, vice-presidente de Vendas para Soluções de Relacionamento com Clientes e Comércio da SAP, destaca que a tecnologia multicanal da solução SAP Hybris está permitindo à Cia. Hering contar com uma maior integração de todos os canais de relacionamento, promoção, vendas e serviços, físicos e virtuais:

“A ferramenta proporciona uma visão única dos clientes, produtos, pedidos, uma maior assertividade no controle de estoque e interações dos clientes com as marcas, promovendo uma experiência de compra diferenciada”.

O kick off do projeto ocorreu no começo de 2014, com a implementação a cargo das  parceiras especializadas da SAP, Resource e FH, e da Elo Digital, e a participação de colaboradores da Companhia, totalizando 20 pessoas nos momentos de maiores entregas.

O projeto foi dividido em ondas, e a primeira delas aconteceu na Dzarm, focada em moda feminina, com go-live em maio de 2014, sendo case mundial com uma das mais rápidas implementações em 13 semanas.

A segunda onda, que abrangeu a marca Hering, foi concluída em cinco meses, em outubro, a tempo de atender uma reivindicação da empresa: contar com o go live antes da Black Friday. A última onda foi finalizada em abril de 2015, com a incorporação da PUC ao sistema. 

Conforme Sandro, os resultados obtidos com o SAP Hybris – que está integrado ao software de gestão de processos de negócio SAP ERP da Cia. Hering, e aos sistemas de gerenciamento de meios de pagamento e de antifraude da companhia - tem sido excelentes.

O gerente enfatiza que no ano passado o comércio online representou 1,7% do total realizado pela companhia e 6% das compras efetuadas pela internet em sido feitas pelo carrinho unificado. Ainda existem projetos em execução visando a expansão deste canal.

Com 135 anos no mercado, a Cia. Hering é uma das maiores e mais inovadoras empresas do setor de moda casual do País.

Conta com 7,2 mil colaboradores e nove unidades industriais, dois centros de distribuição e duas unidades administrativas.

A empresa detém cinco marcas: Hering, Hering Kids, PUC, Hering for You, e Dzarm, que incluem toda a linha de vestuário e acessórios de moda básicos para os públios feminino, masculino e infantil.

A Cia. Hering também conta com uma rede de distribuição que abrange lojas próprias, franquias, webstores e varejo multimarcas.