Sommelier da Decanter sugere r�tulos de vinho para comemorar a Oktoberfest

11/10/2018 17:00:00

No evento, h� op��es diferenciadas de coquet�is de vinho

Sommelier da Decanter sugere rtulos de vinho para comemorar a Oktoberfest

A Oktoberfest Blumenau é considerada a maior festa de origem alemã do Brasil e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest da Alemanha.

Com mais de 30 anos de história, a festa apresenta toda a cultura germânica por meio da gastronomia típica, das bandas e na diversidade de cervejas e chopes.

No clima da maior festa alemã do Brasil, as pessoas que apreciam um bom vinho, talvez, nunca tenham parado para pensar no quanto essa bebida tem similaridade com o mundo da cerveja.

A história das bebidas também é semelhante.

Descobertos da mesma forma, o vinho e a cerveja foram criados a partir de um processo de fermentação que ocorreu por acidente.

O vinho foi descoberto por volta do ano 5000 a.C., data dos primeiros registros de plantio de uva.

Já a cerveja não possui um período definido de seu surgimento, porém, o que se sabe é que foi descoberta por acaso, quando um recipiente de grãos, que inicialmente era utilizado para fazer pão, foi esquecido aberto.

Quando choveu, os grãos germinaram e revelaram o processo de maltagem, que criou as condições necessárias para fabricação da bebida.

Na Oktoberfest o vinho também se faz presente nas opções diferenciadas de coquetéis de vinho.

Porém, muitas pessoas não apreciam o malte e o sabor que a cerveja dá ao vinho.

Pensando nisso, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere algumas opções de vinhos alemães para curtir o período da festa germânica.

O vinho branco Eugen Müller Charisma Riesling Trocken QbA 2016 é a primeira sugestão do sommelier.

Natural da região de Pfalz, o vinho apresenta temperaturas muito altas durante o inverno, primaveras precoces, verões quentes e longos.

De clima temperado com condições extremas e instáveis de temperatura, o Grans-Fassian Riesling QbA 2014, apresenta aromas de pêssego, nectarina, íris e maçã.

Possui excelente harmonia entre o frescor entusiasmante e a suavidade frutada, num contexto leve e elegante.

Para os amentes do vinho tinto, a dica é apostar no Meyer-Näkel Spätburgunder 2016.

Caracterizados essencialmente pela presença de ardósia negra e rochas sedimentares, o vinho é da região de Ahr, na Alemanha:

“A bebida harmoniza muito bem com um delicioso Wildschweinschinken mit Zwiebelconfit und Bauernbrot (Presunto de javali com cebolas confitadas e pão camponês), Faisão assado com alcachofras e Suprême de galinha d'angola com estufado de cogumelos silvestres”, finaliza Sidney.

 

SOBRE A DECANTER

Fundada em Blumenau, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.