Especialista alerta para aten��o a declara��es de Trump

04/10/2018 13:00:00

Rela��o comercial SC - EUA j� gerou este ano 1,62 bilh�es de d�lares

Especialista alerta para ateno a declaraes de Trump
M�rcio Freitas, s�cio da Freitas Intelig�ncia Aduaneira.

A declaração feita na segunda-feira, dia 1, pelo presidente americano Donald Trump, acusando o Brasil de protecionismo, é preocupante e merece ser levada a sério.

A opinião é de Márcio Freitas, sócio da Freitas Inteligência Aduaneira, empresa com mais de 25 anos de experiência em consultoria aduaneiro e governança em comércio exterior:

“Sim, o Brasil é protecionista, somos um país fechado ao resto do mundo e talvez por isso participemos tão pouco do mercado global, com pouco mais de 1% das transações totais, mas é preciso analisar a declaração do presidente Trump como um aviso e nosso próximo presidente precisa fazer o dever de casa e preparar nossa economia para uma maior internacionalização”.

A relação comercial SC - EUA gerou, de janeiro a agosto deste ano, 1,62 bilhões de dólares, sendo que 918 milhões de dólares são de exportações e 709 milhões de importações.

Para Freitas, além de reduzir as taxas cobradas das importações, é necessário desburocratizar os trâmites no comércio exterior:

“Ações que, é preciso dizer, a Receita Federal do Brasil e outros órgãos anuentes, como Anvisa, já estão fazendo. Existe um corpo técnico com extremo conhecimento dentro do governo que trabalha arduamente para incluir o Brasil nos bons acordos internacionais e demais ações que nos permitam avançar no cenário global”. 

Ele cita ainda a criação e implementação global do programa de Operador Econômico Autorizado – OEA.

Apesar de ter sido lançado no ano 2000, com o programa Stairways, esta ação chegou ao Brasil somente em 2015:

"Com a certificação OEA, a carga pode chegar até o importador em um ou dois dias após aportar em um terminal brasileiro. Entre as empresas certificadas, comenta-se que a certificação OEA reduz os custos logísticos entre 30% a 50%”.