Jornais catarinenses conquistam pr�mios nacionais

10/10/2017 21:30:00

Di�rio Catarinense e Jornal de Santa Catarina vencem com abordagens sociais

Jornais catarinenses conquistam prmios nacionais
Equipe vencedora do Jornal de Santa Catarina: Patrick Rodrigues, Cleisi Soares, Aline Camargo e Arivaldo Hermes.

Dois jornais catarinenses foram premiados nacionalmente nos últimos dias.

Ambos são do Grupo NSC Comunicação, que no ano passado comprou a operação do Grupo RBS em Santa Catarina.

Diário Catarinense foi mais uma vez vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes méritos jornalísticos do Brasil.

Com a reportagem Sozinhas – Histórias de mulheres que sofrem violência no campo, o DC ganhou na categoria Multimídia – a mesma em que foi premiado em 2015.

Editor-chefe do Diário Catarinense, Domingos Aquino, comenta:

“O fato de recebermos um prêmio tão importante pela segunda vez em um intervalo de apenas três edições nos traz não apenas orgulho, mas a confiança de que estamos realizando um trabalho diferenciado nas plataformas digitais, capaz de chamar a atenção do público para questões que não podem ser deixadas de lado no nosso Estado. Isto nos faz crer que estamos cumprindo o nosso propósito”.

A reportagem de Ângela Bastos com imagens de Felipe Carneiro conta a história de agricultoras que enfrentam a violência no interior de Santa Catarina.

A equipe viajou cerca de 4 mil quilômetros em busca dos relatos e ouviu pesquisadores e lideranças de movimentos sociais ligadas ao assunto.

Esta é a quinta vez que a repórter especial do DC Ângela Bastos é reconhecida no Prêmio Vladimir Herzog.

 

JORNAL DE SANTA CATARINA

Jornal de Santa Catarina foi o vencedor do Prêmio Estácio de Jornalismo 2017, na categoria Internet Regional.

O jornal da NSC Comunicação que cobre a região do Vale do Itajaí recebeu o mérito pela reportagem Alfabetização – À luz das palavras, que se destacou pela relevância jornalística e pela criatividade na abordagem de um tema sensível, o analfabetismo.

O editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Fábio da Câmara, declara que: "Tem muito significado uma redação ser reconhecida nacionalmente em um trabalho que representa grande parte do nosso norte editorial: renovação da experiência de leitura, jornalismo propositivo e convergência entre mídias".

O especial, publicado em 18/06/16, conta histórias de blumenauenses que conviveram com o analfabetismo e, depois de décadas de afastamento do ambiente escolar e de viverem à margem da sociedade, decidiram aprender a ler e escrever.

A reportagem ainda aborda as políticas ineficientes do poder público para erradicar o problema e as dificuldades enfrentadas por professores e especialistas envolvidos nesta missão.

Produzido ao longo de dois meses, o material contou com reportagem de Aline Camargo, edição de Cleisi Soares,fotografia de Patrick Rodrigues e design de Arivaldo Hermes.