Instituto Caros Ouvintes lan�a s�rie de e-books sobre profissionais da comunica��o de Santa Catarina

05/06/2017 21:30:00

O primeiro volume conta a trajet�ria de seis profissionais que fazem parte da hist�ria da m�dia catarinense

Instituto Caros Ouvintes lana srie de e-books sobre profissionais da comunicao de Santa Catarina

Astros e Estrelas é o nome de uma das seções mais acessadas no site do Instituto Caros Ouvintes (ICO) e a partir de agora também é o título da série de E-books (livros digitais) que a entidade lança oficialmente no próximo dia 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Com o patrocínio das lojas Koerich, o primeiro volume estará disponível para download gratuito em carosouvintes.org.br e trará material inédito contando a trajetória de seis profissionais de destaque na mídia de Santa Catarina: Carlos Damião, Hélio Costa, Lenita Cauduro, Miguel Livramento, Moacir Pereira e Roberto Alves. “Tenho certeza de que o impacto será muito positivo e que tanto o público em geral quanto os profissionais da comunicação irão gostar muito do que produzimos”, comenta Giane Severo, presidente do ICO.

A escolha dos seis comunicadores que inauguram a série foi feita pelo Conselho Editorial do Caros Ouvintes, em conjunto com os apoiadores do projeto. Para o Instituto Caros Ouvintes a série ‘Astros e Estrelas da Mídia Catarinense’ é mais uma forma de mostrar o quanto é importante valorizar a história da comunicação do Estado. “Além disso, também é uma forma de homenagear e agradecer aos profissionais por tudo o que eles já fizeram e fazem pela comunicação”, destaca Giane Severo.

De acordo com a presidente do Instituto Caros Ouvintes, não há um número fechado de quantos volumes a série de E-books terá. Pelo menos outros 250 profissionais já estão mapeados para terem suas trajetórias contadas. “Nossa mídia possui grandes profissionais e, com certeza, temos ótimas histórias para contar”, diz Giane. “É a nossa missão como a mais ampla fonte de informação sobre a história da comunicação e suas mídias em Santa Catarina”.

Novidades no Caros Ouvintes 

O lançamento de ‘Astros e Estrelas da Mídia Catarinense’ é parte de uma série de novidades que vem sendo implantadas no Caros Ouvintes nos últimos meses. “O formato de livro digital abre muitas possibilidades para atingirmos o objetivo do Caros Ouvintes de contar a história da mídia e suas personagens em Santa Catarina, reforçando a atuação do Instituto como guardião da memória da comunicação catarinense”, afirma Rogério Mosimann, da Infomídia Comunicação e Marketing, coordenador editorial do E-book.

Além disso, na opinião de Mosimann, também é uma forma de aproximar o Instituto ainda mais da sociedade e das empresas que são parte também da história da comunicação do Estado, como é o caso das lojas Koerich, patrocinadora do primeiro volume da série ‘Astros e Estrelas da Mídia Catarinense’. “Certamente, outros projetos semelhantes serão produzidos a partir de agora, sempre com a participação dos que desejam vincular suas marcas a um trabalho de referência, como o que é feito pelo Caros Ouvintes”, diz.

As outras novidades estão relacionadas ao site do Instituto, que passou por uma renovação com melhorias na navegação e na organização do conteúdo. O site também ganhou um novo canal colaborativo para receber conteúdo de seus leitores. “A ideia com este novo canal é abrir cada vez mais o Caros Ouvintes para a participação dos profissionais, dos pesquisadores, dos estudantes e do público em geral que deseja compartilhar conteúdo relacionado com a mídia de Santa Catarina”, destaca Giane. Para isso, basta acessar o endereço www2.carosouvintes.com.br/participe, seguir as instruções e enviar o conteúdo em texto, foto, áudio ou vídeo.

Quem são os homenageados

Carlos Damião – jornalista com passagem por veículos como jornal O Estado e rádio Guarujá, atualmente colunista e blogueiro do jornal Notícias do Dia.

Hélio Costa – apresentador de TV com passagem pelas principais rádios de Florianópolis, atualmente na RICTV Record, à frente do programa Cidade Alerta.

Lenita Cauduro – radialista e apresentadora de TV com passagem por veículos de Criciúma e Florianópolis, como rádio Eldorado, RBS TV e rádio Itapema, atualmente dedica-se ao teatro.

Miguel Livramento – narrador e comentarista esportivo com passagem pelas principais emissoras de Florianópolis, atualmente na rádio Guarujá e no SBT SC.

Moacir Pereira – jornalista, comentarista político e escritor, com passagem pelos principais veículos impressos e eletrônicos do Estado, atualmente colunista nos jornais do Grupo NC (ex-RBS) e comentarista na rádio CBN Diário.

Roberto Alves – comentarista esportivo com passagem pela TV Cultura, rádio Guarujá e rádio Guararema, atualmente atuando nos veículos impressos e eletrônicos do Grupo NC (ex-RBS) em Santa Catarina.

 

Serviço 

O quê: Lançamento do E-book ‘Astros e Estrelas da Mídia Catarinense’
Quando: Dia 7 de junho
Onde: No site do Instituto Caros Ouvintes – www.carosouvintes.org.br
QuantoDownload gratuito
Iniciativa: Instituto Caros Ouvintes
Patrocínio: Koerich
Coordenação e produção editorial: Infomídia Comunicação e Marketing

 

Sobre o Instituto Caros Ouvintes

O Instituto Caros Ouvintes foi fundado em 25 de janeiro de 2005 com o objetivo de registrar e ampliar a voz da história da comunicação social para que essa voz não se perca no ar por falta de registro e se possa preservar e dar eco às conquistas acumuladas por empresários e trabalhadores em jornal, revista, rádio, televisão e cinema em mais de 180 anos de atividades produtivas no Estado. Em 2013 e 2014, respectivamente, foi declarado de utilidade pública municipal e estadual. 

O Instituto Caros Ouvintes é mantido por meio de doações financeiras de pessoas físicas e/ou jurídicas que se tornam mantenedores do projeto, tendo o nome (pessoa física) ou link da empresa (pessoa jurídica) doadora citado no portal www.carosouvintes.org.br.