Portal

Governo do estado lan�a novo portal

06/04/2017 22:53:00

Desenvolvido sob os pilares de not�cias e servi�os o site possui novo visual e funcionalidades

Governo do estado lana novo portal
O visitante pode conferir servi�os como o registro de boletim de ocorr�ncia online

O Governo de Santa Catarina passou a contar, com um novo portal, desenvolvido a partir de dois pilares: notícias e serviços ao cidadão.

A página www.sc.gov.br também foi completamente modernizada, com uma interface amigável para melhorar a experiência de uso dos internautas, que agora poderão ter acesso ao site do Governo em diferentes plataformas.

Pelo novo portal, o visitante pode, por exemplo, conferir serviços como o registro de boletim de ocorrência online, o encaminhamento para processo de abertura de empresa ou a consulta de débitos tributários, entre muitos outros.

É possível, ainda, filtrar os serviços por assunto ou pelo tipo de público, entre opções como empresário, agricultor, servidor, turista, estudante e servidor público.

Outra novidade é a seção Oportunidades, que traz informações e links com dados, programas e incentivos para quem pretende investir em Santa Catarina. Há, também, um espaço próprio para a divulgação de eventos realizados em diferentes regiões catarinenses com o apoio do Governo do Estado.

“Estamos avançando dentro da política do governador Raimundo Colombo de levar o governo para cada vez mais perto das pessoas. No mesmo portal, teremos diferentes serviços para o cidadão catarinense, para o empresário que já atua aqui e para aquele que ainda pretende investir, para o turista que já nos visita ou para quem quer visitar Santa Catarina. E também notícias produzidas diariamente em todas as mídias”, destaca o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi.

Notícias em textos, fotos, vídeos e áudios

A seção de notícias também foi reformulada, com o objetivo de tornar mais fácil o acesso aos conteúdos produzidos pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e pelos demais órgãos do poder público estadual. Ao navegar pela seção voltada para jornalistas, o visitante encontra textos, fotos, áudios e vídeos sobre as ações de governo catarinense. O material é atualizado diariamente.

No espaço, também está disponível uma relação com os contatos de todos os assessores de imprensa das diferentes pastas do Governo do Estado.

Uma das novidades da reformulação está na integração com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Os 35 sites das Regionais foram absorvidos pelo portal, que passou a contar com informações sobre a estrutura e a equipe de cada unidade, além de notícias, atas e comunicados oficiais.

Seções que já existiam na versão anterior também ganharam novo visual, como as áreas com o perfil do atual governador e do vice, com as informações sobre as secretarias de Estado e empresas que integram o governo, dados históricos e culturais sobre Santa Catarina e sobre as ações do executivo nas diferentes áreas de atuação do serviço público estadual. Permanecem também links para a Ouvidoria e o Portal da Transparência, outros canais oficiais do Governo do Estado.

Valorizando a opinião do usuário

O novo portal foi desenvolvido por equipe do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) ao longo do último ano. As mudanças e inovações foram pautadas com base em pesquisas realizadas junto aos usuários da versão anterior.

“Desde o início, a preocupação da Secom foi construir um projeto que agregasse tecnologia a um layout mais amigável, mas acima de tudo que levasse em consideração a opinião do usuário. Para isso acontecer foram usadas diversas técnicas de pesquisa além de análises aos acessos do site, das palavras-chave mais buscadas e da avaliação dos perfis de público”, explica a gerente de projetos web da Secom, Lauren Piana.

Para ampliar o alcance, a equipe do Ciasc adaptou o novo site para o design responsivo, o que significa que agora todo o conteúdo publicado é automaticamente ajustado para visualização tanto em desktops, quanto em tablets e smartphones.

Foi ampliada também a integração com os canais oficiais do Governo do Estado nas redes sociais, trazendo no site as publicações mais recentes em plataformas como o Facebook e o Twitter.