SC ganha Conselho de Infraestrutura de Transporte e Log�stica
16/10/2018 09:00:00
Iniciativa vai reunir entidades do setor produtivo para unificar demandas
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lança nesta quarta-feira, dia 17, às 14h, na sede da entidade, em Florianópolis, o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense.
A iniciativa vai reunir entidades do setor produtivo e da sociedade para unificar as demandas, definir prioridades e buscar soluções para os gargalos que o estado tem na área.
As decisões tomadas no âmbito do Conselho serão balizadas por análises e estudos técnicos.
As entidades integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) já anunciaram adesão ao Conselho, que será coordenado pela FIESC. Integram o COFEM as federações do comércio (Fecomércio), da agricultura (FAESC), dos transportes (Fetrancesc), das associações empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das micro e pequenas empresas (Fampesc), além da FIESC.
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destaca que o objetivo é ouvir a sociedade organizada no sentido de discutir o que é importante para o estado:
“Vamos discutir toda a infraestrutura catarinense em um grande grupo para que tenha peso na hora de levarmos ao governo as sugestões em documentos elaborados e discutidos com a sociedade, contemplando demandas e propostas de solução e a ordem de priorização”.
Aguiar observa ainda que o custo logístico das empresas catarinenses (R$ 0,14 por real faturado) está acima da média nacional (R$ 0,11), conforme estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e também acima do observado em outros países, como Estados Unidos (R$ 0,085).
Em alguns segmentos, como o da agroindústria, o baixo nível de investimentos na área pode ameaçar o futuro do setor, que tem dificuldades principalmente para trazer insumos do Centro-Oeste do país em condições competitivas.
“Temos apenas uma rodovia federal duplicada, que ainda precisa ser concluída”, exemplifica Aguiar, referindo-se ao túnel do Morro dos Cavalos, que não foi realizado dentro do projeto de duplicação da BR-101. “Infraestrutura é fundamental para a economia e para a segurança dos cidadãos”, resume.
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