Primeiras cargas via Rota do Milho chegam a Santa Catarina em julho

27/06/2018 08:00:00

Evento est� marcado para os dias 12 e 13 de julho

Primeiras cargas via Rota do Milho chegam a Santa Catarina em julho

O lançamento oficial da Rota do Milho está confirmado para os dias 12 e 13 de julho, informou a Secretaria de Estado do Planejamento (SPG).

O trajeto é visto pela agroindústria como uma das melhores alternativas para suprir a demanda do grão em Santa Catarina, que é o maior exportador de carne suína do Brasil e o segundo maior de carne de frango.

Todos os anos, quatro milhões de toneladas do grão saem do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul para abastecer as cadeias produtivas de suínos, aves e leite em Santa Catarina, num percurso que varia entre 1,5 mil e dois mil quilômetros.

Com a nova rota, esta distância passa a ser de cerca de 350 quilômetros (até a Dionísio Cerqueira, na fronteira), um caminho cinco vezes menor do que o trajeto feito pelos caminhões vindos do Centro-Oeste do Brasil.

A carga com o cereal sairá do Paraguai, passará pela Argentina e entrará no Brasil pela aduana de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste catarinense.

Além da economia de tempo, a redução da distância deve reduzir os custos com frete.

O novo traçado é resultado de uma série de encontros e negociações com os governos paraguaio e argentino que começou em março de 2017. 

As ações foram coordenadas pelo Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC), pelo Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (Bripaem) e pelo Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste.  

 

Programação

Flávio Berté, coordenador no Núcleo Estado de Faixa de Fronteira, destaca que os atos que marcarão o início da Rota do Milho começam às 10h do dia 12 de julho, em Porto Piray, Misiones, na Argentina:

“Queremos apresentar qual será logística do milho e provar que é possível o caminhão sair e chegar no destino no mesmo dia”. 

No fim do dia, às 19h, será realizado o 1º Seminário de Integração Conexão Transfronteiriça, grande evento que reunirá representantes da cadeia produtiva do agronegócio e autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina.

Na sexta-feira, 13 de julho, será feito o trajeto.

Haverá atos nos principais locais de passagem do milho, começando pelo Porto 7 de Agosto, em Carlos Antonio López, no Paraguai, de onde partem os caminhões em balsa pelo Rio Paraná, chegando até Porto Piray, na Argentina.

Às 11h30, está prevista a entrada dos caminhões no Brasil, por Dionísio Cerqueira, em mais um ato com a presença do Governo dos três países. 

A programação termina em Chapecó, às 18h, com a chegada das primeiras cargas de milho.