negocios

Nova pesquisa aponta aumento de apoio ao Porto Brasil Sul

20/11/2017 20:30:00

Chega a 66,3% o �ndice dos que aceitam a instala��o. Em outubro eram 60,1%

Nova pesquisa aponta aumento de apoio ao Porto Brasil Sul

Cresceu em 6 pontos percentuais a aceitação do Porto Brasil Sul entre os moradores de São Francisco do Sul.

É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas Vox Civitas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 de novembro em todos os bairros de São Francisco do Sul.

Foi adotada uma forma de abordagem direta, com questionário elaborado e estruturado pelo Vox Civitas.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiabilidade é de 95%.

Agora chega a 66,3% o índice de pessoas que permitiriam a instalação do porto, na região do Sumidouro.

Na pesquisa anterior, dias 21 e 22 de outubro, esta aprovação era de 60,1%.

Também cresce de 71% para 71,3% os que consideram que o novo porto irá trazer benefícios para a cidade.

“Estamos a menos de 10 dias da nossa audiência pública e consideramos que conseguimos informar toda a população sobre os benefícios do Porto Brasil Sul e isto é o que demonstra esta pesquisa”, comenta Marcus Barbosa, diretor da WorldPort Desenvolvimento Portuário, empresa gestora do Porto.

 

O EMPREENDIMENTO

O Porto Brasil Sul (PBS) será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.

O projeto foi desenvolvido como um Hub Port - porto concentrador de cargas e de linhas de navegação - do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.

A estimativa é que a primeira etapa seja entregue em meados de 2021. Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a WorldPort Desenvolvimento Portuário realizam dia 28 de novembro, às 19 horas, a audiência pública para apresentação do projeto do Porto Brasil Sul para a comunidade.

A nova audiência pública será realizada na Casa de Festas e Eventos - Clube Querência, na Rodovia Duque de Caixas, quilômetro 6,2, bairro Reta, São Francisco do Sul. No local será montada estrutura para, no mínimo, 2 mil pessoas.

Na reunião, serão apresentados os resultados dos Estudos Ambientais que constam no Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), além de ser um espaço para sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre o empreendimento.

A audiência pública faz parte do processo de licenciamento ambiental, conforme regulamentação em âmbito federal pela Resolução CONAMA n. 09/87 e estadual pelo Decreto n. 2.955/10.

Além dos representantes da Fatma e do empreendedor (WorlPort), estarão presentes na reunião: a consultoria ambiental TetraTech, que realizou os estudos ambientais, a LPC Latina, responsável pelo projeto do porto, e a KPMG, que fez os estudos de viabilidade econômico-financeira.

 

SERVIÇO:
O quê: Audiência Pública para apresentação do Porto Brasil Sul
Quando: 28 de novembro, às 19 horas.
Onde: Casa de Festas e Eventos - Clube Querência (Rodovia Duque de Caixas, quilômetro 6,2. Bairro Reta - São Francisco do Sul.
Saiba maiswww.portobrasilsul.com.br