Zurich Airport formaliza concess�o para operar e expandir o aeroporto de Florian�polis

28/07/2017 12:15:00

Em setembro, a empresa vai anunciar nova identidade visual e plano de a��o

Zurich Airport formaliza concesso para operar e expandir o aeroporto de Florianpolis
Tobias Markert, da Zurich Airport e CEO do Aeroporto de Florian�polis, ao lado de Martin Fernandez, diretor de investimentos internacionais da Zurich Airport

Vencedora do leilão de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN), a Zurich Airport, representada pelo CEO do Aeroporto de Florianópolis, Tobias Markert, formalizou em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, a concessão para operar e expandir o aeroporto da capital catarinense.

O evento também contou com a presença do presidente Michel Temer, do ministro dos Transportes Maurício Quintela e do governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

O contrato será assinado nesta sexta-feira (28/07) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Zurich Airport.

Em setembro, a empresa prevê a realização de uma coletiva de imprensa para apresentar a nova identidade visual, desenvolvida pela agência Propague, e informar a população sobre os próximos passos do plano de melhorias e ampliação do Aeroporto de Florianópolis.

A Zurich Airport pretende lançar um novo terminal no prazo de dois anos e meio, que seja o "estado da arte na construção", com previsão de entrega para o último trimestre de 2019.

Também planeja ampliar o estacionamento para 2,5 mil veículos, construir uma pista secundária para taxiamento de aeronaves e aumentar em 100 metros a atual pista.

O investimento previsto pela companhia é de R$ 500 milhões para os próximos dois anos e meio. A empresa também pretende criar novas oportunidades de negócios para empresas nacionais e internacionais.

"Estamos muito contentes por incluir Florianópolis em nosso portfólio. Queremos criar negócios e oferecer um serviço de alta qualidade para os passageiros, melhorar a infraestrutura e as operações da região, utilizando nossas boas práticas e o conhecimento no setor, sempre com o intuito de preservar os valores locais", afirma Tobias Markert.  

Neste momento, os executivos da empresa estão analisando também o  atual aeroporto para traçar um plano de melhorias.

 

Zurich Airport pretende ampliar o número de postos de trabalho

Tobias Markert adianta que pretende ampliar o número de profissionais do aeroporto na cidade, já que hoje parte da operação é centralizada em Brasília.

"Neste momento estamos conversando com todos os funcionários do Aeroporto de Florianópolis. Ficaremos felizes em contar com muitos deles no nosso time, pois serão essenciais para a estruturação da equipe final, que deve estar atuando a partir de abril do ano que vem", explica o executivo.

A Zurich Airport venceu a concessão para operar o aeroporto até 2047 e assume efetivamente a partir de 1º de janeiro de 2018. A companhia tem participado de todas as rodadas de privatização dos aeroportos brasileiros até hoje e faz parte do consórcio que opera o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, desde 2014.

Atualmente, a Zurich Airport opera 10 aeroportos em todo o mundo.

Além do Aeroporto Internacional Bengaluru, na Índia, a empresa participa ativamente em nove operações na América Latina, em Bogotá, Curaçao, três aeroportos no Chile e quatro aeroportos em Honduras.