Ind�stria

Bol�via e Minist�rio de Minas e Energia participam de evento de g�s natural

06/04/2017 19:46:00

Encontro debater� o suprimento para a Regi�o Sul e contar� tamb�m com a presen�a de especialistas e das distribuidoras

Bolvia e Ministrio de Minas e Energia participam de evento de gs natural
O setor de g�s natural vive um momento de transi��o, com a Petrobras reduzindo sua participa��o em diversos segmentos da cadeia e com a proximidade do fim do contrato de importa��o do insumo da Bol�via.(Foto:Divulga��o)

Encontro debaterá o suprimento para a Região Sul e Mato Grosso do Sul e contará também com a presença de especialistas e das distribuidoras

O setor de gás natural vive um momento de transição, com a Petrobras reduzindo sua participação em diversos segmentos da cadeia e com a proximidade do fim do contrato de importação do insumo da Bolívia.

Essa é uma das razões para a relevância do encontro do International Gas Union (IGU), entidade máxima do gás natural no mundo, que será realizado em Florianópolis entre os dias 20 e 23 de maio. O encontro do IGU reunirá cerca de 50 profissionais de quase 30 países para discutir a aplicação do gás para o cliente final e mais de 200 autoridades e técnicos do Brasil.

Entre as autoridades confirmadas para o evento está o Secretário Executivo de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix Carvalho Bezerra.

A Bolívia, uma das principais interessadas em discutir o suprimento de gás para a região, também confirma a presença do Ministro de Hidrocarbonetos, Luis Alberto Sánchez Fernández, e do Embaixador da Bolívia no Brasil, Pablo Ezedin Alarcón Prado.

Para Márcio Félix, que fará a abertura do evento, as ações da região Sul e do Estado do Mato Grosso do Sul para ampliar a infraestrutura para absorver a oferta e atender a demanda, o desenvolvimento do mercado do gás e a criação de novas alternativas de suprimento devem estar integradas com o setor energético e com países vizinhos, tais como Argentina e Uruguai.

“O evento será uma oportunidade de integrar essas ações com as distribuidoras, o mercado e os governos e até mesmo o setor elétrico. O Sul tem a maior oportunidade na área do gás em razão da sua posição geográfica”, explica.

O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, comemora a escolha de Florianópolis como a cidade sede do encontro que terá a coordenação do governo catarinense.

”Santa Catarina é um estado de destaque no setor energético. Temos o terceiro principal mercado de gás natural do país e um forte viés voltado para inovação de aplicações do insumo. Estamos felizes com a escolha e faremos desses dias de discussões e aprendizado mais uma oportunidade para estudarmos nossos processos e melhorarmos nossos serviços aos consumidores catarinenses, visando à universalização do uso do gás natural".

Indicado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás (Abegás) para ser membro do IGU, o engenheiro e assessor de segurança, meio ambiente e saúde da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, valoriza a oportunidade de estar sempre em contato com técnicos de ponta da área de gás natural.

“O fato de participarmos das reuniões permite o contato com players e gestores importantes, o que rende aprendizado, troca de experiências e parcerias vantajosas, sempre visando o desenvolvimento do mercado com uma energia limpa e de qualidade.”

Bolívia

Em fevereiro, a Petrobras anunciou que pode cortar a importação de gás boliviano para 45% do total contratado. O fim do contrato entre Petrobras e Bolívia será em 2019 e isto abre a possibilidade de os estados do Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul se unirem para negociar a compra de gás natural diretamente com o governo boliviano.

O embaixador da Bolívia no Brasil confirmou a presença de autoridades bolivianas e ressaltou a importância da participação do país no evento.

"Valorizamos o diálogo com nosso principal mercado consumidor e aproveitaremos a presença em Santa Catarina para estreitar outras relações comerciais com a região".