Log�stica

Multilog oferece servi�o de Entreposto Aduaneiro

15/03/2017 19:48:00

Regime especial permite o armazenamento de mercadorias no pa�s com a suspens�o dos tributos

Multilog oferece servio de Entreposto Aduaneiro
As mercadorias continuam consignadas ao exportador, aguardando a nacionaliza��o ou outra destina��o.(Foto:Divulga��o)

Neste mês de março, após formalização no Diário Oficial da União, o CLIA, Centro Logístico e Industrial Aduaneiro, da Multilog, em Joinville, passou a oferecer também o serviço de Entreposto Aduaneiro.

Trata-se de um regime especial que permite o armazenamento de mercadorias no país com a suspensão dos tributos e em processos com ou sem cobertura cambial. Desta forma, as mercadorias continuam consignadas ao exportador, aguardando a nacionalização ou outra destinação.

Este mesmo serviço já é oferecido em todas as outras unidades da Multilog, como CLIA Itajaí, Curitiba e Maringá; nas fronteiras de Foz do Iguaçu, Uruguaiana, Jaguarão e Santana do Livramento.

Juliane Wolff, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na ‎Multilog, destaca que a partir do Entreposto Aduaneiro, as importações e exportações usufruem de benefícios fiscais, como isenção ou suspensão - parcial ou total - de tributos federais incidentes.

Ela complementa que esta modalidade amplia o prazo de pagamento dos produtos ao exportador, pois o fechamento de câmbio se dará na data de nacionalização e não na data do embarque.

Além disso, há possibilidade de desdobramento dos produtos em lotes, permitindo a nacionalização das mercadorias por etapas, conforme venda ou necessidade.  

“Considerando a busca por inovação e soluções inteligentes, os diferenciais proporcionados pelo Entreposto Aduaneiro - como a disponibilidade de estoque imediato, a ampliação dos prazos para desembaraço das mercadorias para até dois anos da data de admissão e a redução dos custos logísticos - representam vantagens competitivas para o mercado”, ressalta Juliane.

A Multilog é o maior Recinto Alfandegado da América Latina. Presente nos três estados do Sul, conta com uma área alfandegada de mais de 1 milhão de m².

Disponibiliza uma infraestrutura composta por:

- 4 Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros,

- 5 Portos Secos,

- 5 Centros de Distribuição

- 1 Terminal de Carga Aérea – TECA

- além da estrutura de transportes.

Os Portos Secos de fronteira são destaques da Multilog. Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, é  atualmente, o maior Porto Seco do gênero na América Latina e o terceiro maior do mundo.