Neg�cios

Triunfo cogita vender participa��o no porto de Navegantes

09/02/2017 06:33:00

Informa��o foi divulgada ao mercado em comunicado oficial da investidora

Triunfo cogita vender participao no porto de Navegantes
Triunfo det�m 50% das a��es do porto privado em Navegantes e o terminal � seu ativo com maior liquidez (Foto: Divulga��o)

Maior acionista da Portonave, a Triunfo Investimentos cogita vender sua parte para saldar dívidas. A informação foi divulgada ao mercado via comunicado oficial.

O documento afirma que a companhia “pretende elaborar um plano de melhoria de sua estrutura de capital.”

Em razão dessa necessidade, a Triunfo “avalia a possibilidade de alienar ativos a serem selecionados por sua Administração e utilizar eventuais recursos advindos da venda para reduzir seu endividamento e de suas controladas.”

O mesmo informe assegura que “até a presente data, a Administração não decidiu quais ativos poderão ser objeto de alienação, nem tampouco identificou ou iniciou tratativas com nenhum potencial interessado.”

No entanto, fontes do mercado financeiro dão como certa a negociação envolvendo a Portonave.

Isso porque a Triunfo detém 50% das ações do porto privado em Navegantes e o terminal é seu ativo com maior liquidez (disponibilidade em converter títulos ou valores em dinheiro rapidamente).

A Portonave é o segundo maior movimentador de contêineres do país, atrás apenas do porto de Santos.

Responde, sozinho, por 55% da movimentação de contêineres em Santa Catarina e empurra para cima os números do Complexo Portuário, que também integra o porto de Itajaí e outros terminais menores.

De acordo com especialistas, o porto de Navegantes é um dos investimentos mais rentáveis da Triunfo, que tem como principal foco a concessão de rodovias. Especulações dão conta de que um eventual negócio envolveria cifras superiores a R$ 1 bilhão.

As outras metades das ações são pertencentes ao Terminal Investments Limited (TIL), empresa suíça controlada pelo armador MSC.

As informações são do Portal Contábil.