Investimento

Porto de Itaja� recebe recursos para amplia��o da dragagem do canal

27/01/2017 13:13:00

Extens�o vai permitir a navegabilidade de navios de grande porte com seguran�a

Porto de Itaja recebe recursos para ampliao da dragagem do canal
Autoridades participaram do ato de assinatura da ordem de servi�o de amplia��o da dragagem do Porto de Itaja� (Foto: Filipe Scotti)

Na última quinta-feira, 26 de janeiro, o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, assinou uma ordem de serviço para a ampliação da dragagem no Porto de Itajaí.

A ordem foi assinada na Superintendência do Porto e contou com a presença do Governador Raimundo Colombo e demais autoridades e representantes de entidades do Estado.

“A ampliação da dragagem vai permitir a entrada de navios de grande porte; cada metro de dragagem significa 800 contêineres a mais que o navio pode transportar. O Porto de Itajaí é fundamental para a economia da região”, afirmou presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Glauco José Côrte.

Ele ressaltou ainda a relevância da expansão do Aeroporto de Navagantes, para o qual, o ministro assinou acordo de cooperação técnica com a prefeitura local.

Com as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em outubro de 2015, o canal do Porto de Itajaí perdeu cerca de dois metros de profundidade, o que restringiu a navegabilidade e comprometeu a segurança da navegação.

Por isso, restabelecer um calado operacional de 14 metros representa ganhos de produtividade e a possibilidade de estar de acordo com as demandas da Marinha Mercante.

Além de assinar a ordem de serviço para o aumento da profundidade do rio Itajaí, o ministro informou que nas próximas semanas serão anunciados recursos para ampliar a extensão dos berços 3 e 4.

O ministro Maurício Quintella destacou também a manutenção das obras em território catarinense nas BRs 280, 470 e 116, e sobre planos de concessão de rodovias e do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis.

Navegantes

Em relação ao aeroporto de Navegantes, o presidente da Fiesc lembrou que a partir da desapropriação há possibilidade de ampliar a estrutura, que tem padrão internacional e pode aumentar o volume de passageiros.

O acordo permite a continuidade à parceria que existe entre a Prefeitura de Navegantes e a Infraero para desapropriação da área onde haverá a ampliação do aeroporto.

De acordo com as estimativas da superintendência do Aeroporto, devem ser gastos cerca de R$ 150 milhões para desapropriação dos 30% de área restante para início das obras. 








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop