Porto

Porto de Imbituba cresce 40% na movimenta��o de cargas

10/01/2017 11:30:00

Recorde nas opera��es foi impulsionado pelo acr�scimo de 10% no n�mero de navios atracados em 2016

Porto de Imbituba cresce 40% na movimentao de cargas
Da variedade de produtos nacionais e internacionais movimentados pelo Porto, o transporte de gran�is s�lidos teve maior destaque (Foto: Divulga��o)

O Porto de Imbituba inicia o ano de 2017 comemorando o balanço positivo dos resultados operacionais, socioambientais e de infraestrutura que conquistou no ano passado.

As movimentações de cargas garantiram o alcance inédito do total de 4,8 milhões de toneladas transportadas, um crescimento de 40% em comparação a 2015.

No acumulado dos últimos quatro anos, desde que o Governo do Estado, através da SCPar Porto de Imbituba, assumiu a administração portuária, houve crescimento de 133% na movimentação de cargas.

O recorde histórico na operação do Porto de Imbituba foi impulsionado pelo acréscimo de 10% no número de navios atracados no último ano, totalizando 255 embarcações.

Da variedade de produtos nacionais e internacionais movimentados pelo Porto, o transporte de granéis sólidos teve maior destaque, representando 86% do total de cargas.

Neste setor, os produtos com maior volume de circulação foram a soja, o milho e o coque.

Entre os investimentos em infraestrutura, o destaque vai para o apoio a recuperação da via de Acesso Norte a Imbituba; a construção de um armazém graneleiro de última geração dentro do Porto, pela arrendatária Fertisanta; o início da operação do sistema de triagem eletrônica para recebimento de caminhões; a instalação de duas novas balanças rodoviárias e a recuperação da portaria de acesso 2.

No quesito socioambiental o Porto conquistou o Certificado em Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; o Troféu Onda Verde, do Prêmio Expressão de Ecologia; e o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental.