mudan�as

DC Logistics lan�a e-book com orienta��es sobre nova legisla��o do com�rcio exterior

31/10/2016 10:01:00

Material tira d�vidas sobre o VGM, que cont�m declara��es dos pesos das cargas transportadas

DC Logistics lana e-book com orientaes sobre nova legislao do comrcio exterior
Com as novas regras, o exportador se torna respons�vel por informar o peso exato do container e a carga antes de seu embarque (Foto: Divulga��o)

A Internacional Maritime Organization (IMO) criou novas regras de segurança para o transporte marítimo internacional de mercadorias.

As novas normas estão de acordo com a Convenção Safety of Life at Sea (Solas) e são relacionadas com a declaração dos pesos das cargas transportadas.

O gerente de Operações da DC Logistics Brasil, Bruno Souza, explica que agora, o exportador se torna responsável por informar o peso exato do container e a carga antes de seu embarque.

A declaração deve ser feita através do Verified Gross Mass (VGM).

Historicamente, há um elevado índice de containers sendo carregados com peso acima do declarado e embarque ocasionando um risco à segurança das embarcações, equipamentos portuários e todas as pessoas que operam em portos, navios e transporte rodoviário complementar.

Desta forma, a nova legislação internacional visa garantir que os pesos declarados sejam os mesmos que os efetivamente transportados.

Ainda conforme Bruno, a nova regra passou a ser aplicada desde o dia 1º de julho deste ano.

Com objetivo de orientar e sanar possível dúvidas de exportadores, a DC Logistics lançou o e-book “O que você precisa saber sobre VGM”, com perguntas e respostas relacionadas ao assunto.

O material está disponível gratuitamente no site www.dclogisticsbrasil.com/downloads