Embraco adota realidade virtual para prevenir falhas e reduzir custos

08/02/2019 16:00:00

Com tecnologia, empresa consegue corrigir erros rapidamente ainda na fase de testes

Embraco adota realidade virtual para prevenir falhas e reduzir custos

A Embraco, companhia global que possui soluções de refrigeração, adotou a realidade virtual que permitiu reduzir, em média, 3% do custo total de equipamentos, acelerando a implementação nas linhas de produção.

A tecnologia consiste em visualizar em escala real uma máquina, checar aspectos ergonômicos, identificar possíveis falhas de segurança, validar conceitos técnicos, muito antes de ela ser construída.

Além de corrigir rapidamente erros, ganhando tempo na aprovação do projeto e na implementação desse equipamento na fábrica.

Há um ano, grande parte dos equipamentos para uso nas linhas de produção da Embraco, no Brasil, foi projetada e validada por meio da realidade virtual, que possibilita uma experiência imersiva do operador na máquina.

Itens como segurança, ergonomia, manutenção e facilidade na operação são avaliados por todos os envolvidos, especialistas, técnicos de manutenção, de ergonomia, preparadores e operadores, ainda na fase de projeto.

Isso permite a identificação imediata de eventuais falhas e a realização de ajustes necessários antes da construção do equipamento.

É possível notar, por exemplo, se é necessário mudar a posição de painel, a posição de acesso para manutenção ou qualquer outra alteração.

“A realidade virtual reduz tempo de desenvolvimento, implantação e custo do equipamento por evitar retrabalho e garantir que a máquina chegue 100% apta e segura à fábrica. Permite tomar decisões muito mais rápidas em relação ao projeto e às mudanças que precisam ser feitas”, destaca Claudemir dos Santos, diretor de Operações da planta Brasil.