Terceira alta no pre�o do g�s pressiona custos da ind�stria

28/09/2018 09:00:00

Avalia��o � da Federa��o das Ind�strias de Santa Catarina

Terceira alta no preo do gs pressiona custos da indstria

O anúncio de mais um aumento na tarifa de gás natural preocupa a indústria catarinense e eleva a pressão sobre os custos do setor, avalia a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc)

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) autorizou reajuste excepcional de 11,63% para a indústria, a partir de outubro, para compensar as oscilações do dólar no custo da aquisição de gás.

Em julho, o insumo para consumidores industriais já sofrera reajuste de 26% e em abril de 6,98%.

Mario Cezar de Aguiar, presidente da entidade, destaca que “o gás é um dos principais componentes na composição de custos de diversos segmentos industriais, especialmente do cerâmico. A nova alta eleva fortemente os custos de produção da indústria e é ainda mais impactante porque em agosto também a energia elétrica teve elevação de 15%”.

Ele lembra que o indicador de custos industriais cresceu 3,7% no segundo trimestre de 2018 na comparação com o primeiro trimestre, o maior aumento desde o quarto trimestre de 2015, conforme pesquisa da CNI:

“São quatro altas no componente energia, que ocorrem num cenário de desvalorização do real (que pressiona o custos dos insumos importados), aumento do preço do frete, do óleo combustível, sem contar uma série de desafios que a indústria enfrenta no mercado internacional”, diz. “Com tudo isso e a instabilidade política, cria-se um ambiente que ameaça  o crescimento da economia”.