Instituto da Ind�stria � inaugurado em Florian�polis

16/03/2018 19:00:00

Objetivo � o desenvolvimento de inova��es para o setor industrial

Instituto da Indstria  inaugurado em Florianpolis

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou ontem, dia 15, o Instituto da Indústria, que recebeu investimento de R$ 15 milhões.

O objetivo do espaço de 3,3 mil m², é o desenvolvimento de inovações para o setor industrial.

A estrutura localizada no Sapiens Parque, em Florianópolis, abriga o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, salientou que a união do Instituto SENAI e do Centro SESI em uma estrutura única é uma combinação perfeita:

“De um lado, temos o SENAI que vai promover a melhoria da competitividade da indústria catarinense e de outro temos o SESI que vai cuidar da saúde, segurança e requalificação do trabalhador. Devido às mudanças demográficas, o trabalhador vai permanecer mais tempo no trabalho. Ele tem que ser um trabalhador saudável para ser produtivo e contribuir com a indústria. A ruptura representada pela indústria 4.0 é uma ameaça, sem dúvida, mas avaliamos também como uma grande oportunidade de o Brasil, ao lado das economias e países mais desenvolvidos, se alinhar a essas tendências e também implantar aqui esse novo sistema de manufatura, que é uma exigência do novo mundo do trabalho”.

 

INDÚSTRIA 4.0

Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia da CNI, destacou que a grande transformação da indústria 4.0 vai propiciar mudanças nas cadeias de valor:

“As empresas que não perseguirem o domínio profundo dessas novas tecnologias seguramente não serão mais competitivas. E, não sendo mais competitivas, elas vão desaparecer. E com elas vão desaparecer os empregos. Daí porque todos os países do mundo e que lideram isso (Estados Unidos, Alemanha, China e Japão) têm criado programas muito fortes para o desenvolvimento de competências tecnológicas nas áreas da indústria 4.0”.