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Programa Alimento Sustent�vel da ACATS cresce em SC

26/01/2018 12:45:00

Volume de produtos rastreados aumentou de 2014 para 2017 cerca de 94%

Programa Alimento Sustentvel da ACATS cresce em SC

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu em Florianópolis um encontro de avaliação do Programa do Alimento Sustentável (PAS), de rastreabilidade e controle de alimentos hortifrutigranjeiros (FLV).

Pelo levantamento da empresa PariPassu, parceira e responsável técnica do projeto, o volume de produtos rastreados aumentou de 2014 a 2017 o equivalente a 94%.

Atualmente, 83% de todo o volume de produtos hortifrúti consumidos no estado é rastreado, valor que chegou a 146 mil toneladas em 2017.

Atualmente são 27 redes supermercadistas engajadas no processo, responsáveis pela comercialização de mais de 80% de hortifrúti consumido.

Para o diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante:

"Novamente colocamos Santa Catarina em destaque nacional como referência em termos de boas práticas, preocupação com a qualidade dos produtos e a identificação plena da origem dos alimentos comercializados nas lojas de supermercados associados". 
 

Novas estratégias para estimular o consumo

A representante brasileira da rede internacional PMA (Produce Marketing Association), Valeska Oliveira, participou da atividade promovida pela ACATS e apresentou aos supermercadistas catarinenses um panorama do crescimento das vendas e do consumo de alimentos saudáveis em todo o mundo.

A PMA reúne 2.800 empresas associadas de 55 países, incluindo o Brasil, todas ligadas ao segmento de frutas, legumes, verduras e flores.

Sua missão é conectar essa rede e criar canais que proporcionem melhores resultados de distribuição e de comercialização destes produtos in natura:

“O setor produtivo está se modernizando com apoio da tecnologia e aumentando a produtividade, o número de fornecedores vai crescendo cada vez mais e isso criará um volume maior de produtos, mais escala, mais concorrência e consequência disso mais competição de mercado, mais qualidade de produtos. A partir deste processo o consumidor também aumentará sua cesta de compra de olho na qualidade de vida”.