Neg�cios

Projeto instala 102 paineis solares em Blumenau

08/11/2017 10:00:00

Empresa HLS ter� capacidade de gerar, em m�dia, 3000 kW/h por m�s de energia

Projeto instala 102 paineis solares em Blumenau

Mais de 100 paineis solares foram instalados na indústria de ferragens HLS, em Blumenau, por meio da Tek Energy, especializada no suporte e aplicação de sistemas solares fotovoltaicos para residências, condomínios, empresas e indústrias no país.

O projeto utiliza paineis de silício policristalino, uma das tecnologias para a geração de energia que se caracteriza pelo menor custo de aquisição, pela leveza do material e aplicabilidade em telhados.

A indústria catarinense investiu cerca de R$150 mil no sistema de geração de energia, que levou cerca de dez dias para ser instalado e outros 30 dias até a homologação.

O retorno do investimento deverá acontecer em pouco mais de cinco anos.

O custo do consumo de energia elétrica, que era de aproximadamente R$2.500 ao mês, terá uma redução de aproximadamente 90%.

Segundo o diretor comercial da Tek Energy, Douglas Salgado, o projeto será capaz de gerar, em média, cerca de 3000 kW/h ao mês.

“Se comparado ao consumo residencial médio dos brasileiros, este montante seria capaz de sustentar cerca de dez residências com três habitantes”, explica.

Ele também diz que o projeto trará uma redução de emissão de gás carbônico de quase 19 toneladas ao ano, comparado a produção de energia em uma termoelétrica.

Atualmente, são mais de 10 mil microgeradores de energia solar fotovoltaica no país.

“Apesar de tímido comparado a outros países, o setor de energia solar no Brasil registrou crescimento de mais de 300% em 2017, dez vezes maior do que o ano passado”, comenta Salgado.

 

SOBRE A TEK ENERGY

A Tek Energy é do segmento de energia e telecomunicações e a Tek Trade é voltada para o suporte à integração de sistemas solares fotovoltaicos. Atua em parceria com escritórios de arquitetura e engenharia para oferecer soluções customizadas em energia solar para residências, condomínios, empresas e indústrias. É representante das marcas mais conceituadas no mercado internacional como o painel solar de tecnologia alemã Calyxo. A empresa atua em Santa Catarina e nos canais de vendas nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.